Honduras

  Galería Fotográfica

Com Pablo Quiroga

"Uma reunião muito positiva, e que aumenta a nossa confiança"

   

Em 22 de agosto passado, foi realizada em Tegucigalpa a 3ª Reunião da Federação Latino-Americana de Trabalhadores da Coca-Cola (FELATRAC). Para saber os resultados deste evento, o Sirel dialogou com Pablo Quiroga, diretor da Federação Argentina de Trabalhadores de Águas Gasosas e Afins (FATAGA) e secretário-geral da FELATRAC

 

-Como e por que surgiu a FELATRAC?
-Surgiu em 2008, para responder às preocupações de vários companheiros que viam como as grandes empresas transnacionais estavam se organizando globalmente.

 
Nós, trabalhadores, decidimos enfrentá-los com a mesma estratégia e surgiu a necessidade de se construir uma organização de trabalhadores da Coca-Cola dentro da UITA.
 
A partir daquele momento, os sindicatos dos vários países da América Latina começaram a aderir a esta nova organização. Atualmente, a FELATRAC representa 64 sindicatos em onze países da região.
 
-Quais são as principais conquistas obtidas nestes dois anos de existência da FELATRAC?
-Alcançamos vários objetivos, especialmente no que diz respeito à FEMSA, que está em quase toda a região.
 
Desenvolvemos várias ações muito concretas em defesa das organizações integrantes da FELATRAC, bem como outras ações ao nível de negociação e colaboração.
 
Estamos também integrados ao processo de diálogo que a UITA tem com a Coca-Cola Company em Atlanta, Estados Unidos, onde são abordadas problemáticas mais amplas e profundas dos países da América Latina.
 
-Qual foi a resposta da Coca-Cola a este importante esforço de organização dos trabalhadores e trabalhadoras?
-Primeiro ficaram preocupados, mas depois viram que o trabalho é sério. Especialmente, em se tratando da FEMSA, ficou claro que o nosso objetivo não é criar problemas, mas solucioná-los.
 
-Por que a decisão de fazer em Honduras esta 3ª Reunião do Comitê Executivo?
-A reunião primeiramente ia ser feita no Panamá. Mas, considerando os acontecimentos em Honduras, há um ano atrás, decidimos transferir a atividade para este país, também por solidariedade aos companheiros do STIBYS, que foram alvo de forte repressão.
 
-Quais foram os temas desta reunião?
-A reunião ocorreu com muita camaradagem, com muita solidariedade. Estiveram presentes países que inicialmente não viriam, como foi o caso de El Salvador e Paraguai.
 
Foram abordadas várias questões, entre elas a análise da situação de cada país, a agenda que levaremos para a reunião com a Coca-Cola Company, em Atlanta, em outubro e, finalmente, a formação definitiva do Comitê Executivo da FELATRAC.

 
-Como você avalia o desenrolar desta 3 ª Reunião do Comitê executivo?
-Foi uma atividade muito positiva. Nós já estamos dizendo isto há muito tempo: temos que nos reunir e nos encontrar mais, para aumentar a confiança e continuar avançando.
 
-Durante o 6 º Encontro Regional dos Sindicatos da Bebida, analisou-se amplamente a questão da flexibilidade e da precarização do trabalho. A FELATRAC pode ser uma força dirigida para se contrapor a esta estratégia?
-A apresentação feita pelo companheiro Gerardo Castillo foi espetacular. Consideramos que foi uma importante ferramenta que nos "abriu a cabeça" e nos levou à reflexão.
 
Foram abordados aspectos pontuais, que são reais e vividos em todos os países. Tudo isto é fundamental para continuarmos a desenvolver nosso trabalho.

 

  

                                                    

Em Tegucigalpa, Giorgio Trucchi

Rel-UITA

6 de setembro de 2010

 

 

 

 

 Fotos: Giorgio Trucchi

 

Galería Fotográfica

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598) 2900 7473 -  2902 1048 -  Fax 2903 0905