Brasil

CONTAG empossa novos diretores

 

AGÊNCIA CONTAG

DE NOTÍCIAS

 


A nova diretoria da CONTAG tomou posse oficialmente no último dia 29. A cerimônia aconteceu no CESIR, em Brasília, e contou com a presença de representantes do governo federal, entidades parceiras, como a Rel-UITA, CUT, e dirigentes sindicais de todo o país.

No evento, os diretores da antiga gestão foram saudados com uma placa comemorativa. Manoel dos Santos, que foi reconduzido à presidência pelo terceiro mandato consecutivo, lembrou que os 41 anos da CONTAG foram marcados por muita luta, e afirmou que o novo quadro diretor dará continuidade aos avanços conseguidos nos últimos anos para trabalhadores e trabalhadoras rurais.

“A implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário é nosso maior objetivo, estamos convictos de que ele é possível. Historicamente, a agricultura familiar caminha com pernas próprias, não há um planejamento adequado de políticas para o setor, mas esse é um desafio que o MSTTR está preparado vencer, com transparência, diálogo e muita força de vontade”, disse.

Manoel dos Santos comemorou ainda a crescente participação das mulheres e da juventude nas instâncias do movimento sindical e a recente decisão do sistema Contag de criar secretarias de meio-ambiente nos sindicatos e federações. “Demonstra que estamos cada vez mais conscientes de que o debate tem que começar na base, com cada trabalhador e trabalhadora rural, para que as ações da Confederação possam beneficiar diretamente nossos agricultores familiares”.

Campanha contra violência

O secretario regional da UITA na América Latina, Gerardo Iglesias, também cumprimentou o MSTTR pela posse da nova diretoria. Durante a cerimônia, ele anunciou que a UITA aprovou a realização de uma campanha internacional contra a violência no campo. “Nossa primeira missão será visitar o Pará, para dar respaldo e solidariedade a essa região e dizermos morte no campo nunca mais”.

Confira quem são os novos diretores da CONTAG:

Presidente : Manoel José dos Santos (PE)
1º Vice-presidente: Alberto Ercílio Broch (RS)
Secretário Geral: David Wilkerson Rodrigues (BA)
Secretário de Finanças e Administração: Juraci Moreira Souto (MG)
Secretário de Política Agrícola: Antoninho Rovaris (SC)
Secretário de Política Agrária e Meio Ambiente: Paulo de Tarso Caralo (ES)
Secretária de Políticas Sociais: Alessandra da Costa Lunas (RO)
Secretário de Assalariados: Antônio Lucas Filho (GO)
Secretária de Formação e Organização Sindical: Raimunda de Mascena (CE)
Coordenação da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais: Carmen Helena Ferreira Foro (PA)
Coordenação da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais: Maria Elenice Anastácio (RN)


 

 

Agência CONTAG de Notícias

9 de mayo de 2005

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905