Brasil

Cana-de-açúcar

Contag retoma discussões

sobre expansão do setor

 

O movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR) definiu com o grupo de trabalho formado pelo governo e pela União da Cana-de-açúcar de São Paulo (Unica) o prazo para que a proposta que cria regras de expansão do setor seja finalizada. O documento que traz melhorias das condições trabalhistas deve ser concluído até novembro, quando nos dias 17 a 20 daquele mês ocorrerá em São Paulo a Conferência Internacional sobre Biocombustíveis, promovida pelo governo brasileiro.

 

Durante a reunião ficou decidida também a participação do Fórum Nacional Sucroalcooleiro no grupo de trabalho. A entidade representa as demais regiões produtoras de cana do País, já que a Unica representa os produtores de São Paulo. Além da discussão sobre as questões trabalhistas, o presidente da CONTAG, Manoel dos Santos, acredita que outros assuntos devem ser incorporados ao debate. "Queremos discutir não só as relações de trabalho, mas o processo de desenvolvimento, a liberação de recursos públicos para investimento no setor, o processo no zoneamento para que a monocultura não expulse a agricultura familiar, entre outros."

 

Segundo o secretário executivo da Presidência  da República, Antônio Lambertucci, o governo vai se empenhar para fechar uma proposta que contemple as necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras do setor. "O governo entra também com a perspectiva de orientar políticas públicas que possam requalificar os trabalhadores eventualmente ameaçados de perder o emprego com a mecanização do setor. Por isso, podemos ajudar na elevação da escolaridade, buscar qualificações e trazer condições de trabalho ainda superiores ao que eles tenham neste segmento", afirma.

 

Outra reunião desse grupo de trabalho foi marcada para o dia 18 de julho.

 

 

Danielle Santos
CONTAG
8 de Julho de 2008

 

 

 

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905