Brasil

Trabalhadores do Carrefour/Atacadão

entram em greve exigindo condições

 humanas de trabalho

 

Cansados das péssimas condições de trabalho, os funcionários do Atacadão/Carrefour Rótula, de Salvador (BA) entraram em greve no dia 05 de julho, permanecendo paralisados por 3 horas.

 

Os trabalhadores denunciam as precárias condições de trabalho na empresa. Os problemas começam com a qualidade da água fornecida pela empresa, se estendem às cadeiras e esteiras dos caixas que estão quebradas, balanças de produtos inadequadas, jornada excessiva e plano de saúde precário.

 

“A situação ficou intolerável para os trabalhadores”, ressalta José Evangelista Rios, diretor do Sindicato dos Empregados no Comércio de Salvador e dirigente da CONTRACS/CUT. “É impossível trabalhar desse jeito! As condições de trabalho se tornaram precárias demais: cadeiras e esteiras quebradas, água de qualidade duvidosa, plano de saúde precário, são muitas as mazelas da empresa”, explica Rios.

 

Os trabalhadores denunciam ainda um fato grave como as jornadas de trabalho que vão das 7 horas da manhã até às 24 horas (Meia-noite).

 

Lucilene Binsfeld, presidente da CONTRACS/CUT, comenta que a confederação recebe e acompanha denúncias de trabalhadores e consumidores contra o Carrefour. “O Tribunal Superior do Trabalho já condenou o Carrefour por discriminação e humilhação de trabalhadores e até proposta enganosa de salário. Além das constantes denúncias de consumidores divulgadas pela mídia”, acrescenta Lucilene.

 

“Temos denúncias que vão desde poluição ambiental –noticiada no mais recente jornal da rede –até funcionamento de lojas com número insuficiente de trabalhadores, o que está gerando constante conflito e atéofensas e xingamentos de clientes contra os trabalhadores”, relata Alci Matos, secretário de Relações Internacionais da CONTRACS/CUT.

 

A indignação e os protestos dos trabalhadores na Bahia tem todo o apoio do Sindicato de Comerciários de Salvador - filiado à CONTRACS/CUT - que está buscando uma negociação com o Carrefour.

 

“Os trabalhadores só aceitaram suspender a greve, porque o sindicato conseguiu o compromisso da empresa em: negociar, não demitir os grevistas e melhorar as condições de trabalho”, cita Rios.

 

Uma reunião de negociação está agendada para dia 11 de julho, até lá os trabalhadores das três lojas do Atacadão/Carrefour em Salvador permanecem em "estado de greve" (continuam as atividades, mas estão em alerta, se a empresa não atender as reivindicações poderão parar novamente a qualquer momento).

CONTRACS/CUT

12 de julho de 2007

 

 

Voltar

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905