Brasil

Trabalhadores da Cosan decidem
pela manutenção da greve

Em assembléia realizada na tarde de segunda-feira, 9 de junho
em frente ao Sindicato dos Empregados Rurais Assalariados em Mineiros do Tietê, os cerca de 700 cortadores de cana nas unidades do Grupo Cosan na região decidiram pela continuidade da greve iniciada no domingo.

 

 

Conforme os trabalhadores, o movimento foi iniciado porque logo que receberam o segundo salário do corte de cana (meses de abril e maio), detectaram que o valor de 500 reais está aquém do que fora prometido pela empresa.

 

Os trabalhadores também protestam pelo fim do trabalho aos domingos, no chamado sistema 5 por 1 (cinco dias de trabalho por um de descanso – em qualquer dia da semana) em especial porque têm que deixar seus filhos sozinhos aos domingos ou pagarem do próprio salário para vizinhos ou outras pessoas olharem.

 

A assembléia decide pela manutenção da greve e pauta para negociação.

 

A reunião nesta tarde em Mineiros do Tietê decidiu pela formação de comissão composta por dois trabalhadores por turma e que irão participar da negociação que acontecerá no dia 10/06/08, com representantes do Grupo Cosan (detentor das unidades Barra, Dois Córregos e Jaú).

 

As principais reivindicações dos trabalhadores são: 

  • Reajuste salarial em torno de 20% (vinte por cento) - "na Região de Bauru o salário e o valor da tonelada de cana são 20% menor do que a região de Araraquara e Ribeirão Preto". 

  • Fim do Trabalho aos domingos, voltando a trabalhar somente de segunda a sábado - (há grande número de famílias que trabalham homem e mulher e os filhos ficam sozinhos nas residências, ou são obrigados a pagar do próprio salário para o vizinho ficar com os filhos, e os órgãos municipais que olham as crianças não trabalham aos domingos).

 

 

 

Alcimir Carmo

 FERAESP -  Federação dos Empregados Rurais

Assalariados do Estado de São Paulo

9 de junho de 2008

 

 

 

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905