Colômbia MOVIMENTO OPERÁRIO

Os 25 anos da Central Unitária
dos Trabalhadores (CUT)


A mais importante central colombiana

comemora seu aniversário

     

 

      Há 25 anos, entre 15 e 17 de novembro, em Bogotá, comemorava-se o Congresso Constitutivo da CUT. Estiveram presentes 1.706 delegados representando 45 federações e 500 sindicatos. A UITA participou ativamente do processo unitário, esteve presente no Congresso Constitutivo e, até hoje, continuamos articulando forças com a CUT, botando as mãos nesse quebra-cabeça que juntos pretendemos armar para construirmos uma Colômbia diferente, justa e solidária, onde os sindicatos sejam uma parte importante da democracia e não um inimigo a ser eliminado.
 

Praça Bolívar, 26 de setembro de 1986
Os jovens, a efervescência,
a utopia, a esperança

A Central Unitária dos Trabalhadores lotou a Praça Bolívar, em Bogotá. Esta era sua primeira jornada de mobilização maciça. Entre os lemas da CUT, destacavam-se:

 

1- Pela defesa da Soberania Nacional. Fora Fundo Monetário Internacional!

2- Pela estabilidade no emprego e pelo Direito ao Trabalho. Todos com a CUT!

3- Por melhores serviços públicos e congelamento das tarifas. Central Unitária dos Trabalhadores, Presente!

4- Pelo Direito à Vida. Não aos assassinatos e desaparecimentos!

5-  Se vive, se sente, a CUT está presente!

 
A proclamação, entre outros pontos, declarava: "Vivemos um momento de descontentamento e protesto. Porque não é possível silenciar o grito dos desempregados, a angústia daqueles que não têm pão, o desespero das pessoas sem abrigo (...) A paz que tanto almejamos e que tanto perseguimos só será implantada onde houver justiça, e só haverá justiça no dia em que houver emprego para todas as pessoas que estiverem em condições de trabalhar (...)

A reforma agrária deve ser democrática, produto de um acordo nacional do Congresso, com as organizações camponesas e indígenas e os representantes da classe trabalhadora".

A proclamação foi lida pelo presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Bavária (SINALTRABAVARIA), um jovem dirigente, magro, com óculos cuja armação era preta e grossa dessas de enfrentar as tempestades: Luis Alejandro Pedraza, eleito secretário da Organização sindical da CUT.

O Congresso Constitutivo
e o companheiro marqueteiro

Em 24 de outubro de 1986, o Comando Nacional Pró Central Unitária dos Trabalhadores (CUT), enviou uma nota a Dan Gallin, então secretário-geral da UITA.

A carta ressaltava: "Caro companheiro, você deve ter a absoluta segurança com relação a quais são e serão as diretrizes e propósitos que regularão e impulsionarão as ações que, das bases ao topo, seguirão todos e cada um dos integrantes de pelo menos 80 por cento da atual população trabalhadora organizada de nossa pátria, que terão a honra de assinar os documentos relativos à fundação da Central Unitária. Eles são o que a CUT sempre será, a prática invariável da mais absoluta democracia e o respeito pelos plenos direitos humanos.

 
A CUT será, em síntese: Democrática, de Classe, Progressista e Pluralista” (…)
 

A UITA esteve representada por Enildo Iglesias, secretário regional para a América Latina e por Siderlei de Oliveira que, na época, era Coordenador do Programa de Educação da UITA no Brasil.
 
Siderlei foi o mais fotografado, vestindo uma camisa vermelha com letras vermelhas onde se lia: CUT. Assim, entre uma multidão usando gravatas, Siderlei, para a maioria dos delegados, foi o primeiro sindicalista que marquetizou a central, embora a CUT, à qual se referia a camisa do nosso amigo, fosse a brasileira.

A CUT e a UITA
Unidas pelos mesmos desafios


Na 37 Reunião do Comitê Executivo da América Latina da UITA, realizada em Bogotá, no início de novembro do ano passado, a CUT e a nossa Regional assinaram um Convênio de Cooperação.
 
Neste momento, as partes se comprometeram a compartilhar e articular agendas relacionadas com atividades de organização e de formação, além de planos de atividades relacionados com a transformação e o fortalecimento do sindicalismo dos setores agrícolas, alimentação e turismo, bem como dar atenção especial à defesa e promoção da Soberania Alimentar.

 Na Colômbia, em seu caminho para o Trabalho Decente, há muito por desfazer e muito a construir. A UITA tem certeza que seu trabalho ali é o de estar junto à CUT, a maior central operária da Colômbia, a de nossas dores e de nossos amores.
 

 

 

 

Gerardo Iglesias

Rel-UITA

30 de novembro de 2011

 

 

 

 

 Foto: Rel-UITA

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905