Brasil

CUT quer mobilizar sociedade

por aumento no salário mínimo

 

Para o próximo mandato do Presidente Lula, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), mobilizada através das seis principais centrais sindicais do país, quer levar a sociedade para as ruas para pedir um salário mínimo de R$ 420, em 2006. No dia 29 deste mês, começam as mobilizações estaduais e no dia 6 de dezembro, uma grande marcha por aumento salarial será realizada em Brasília (DF). Além do aumento, a CUT pede também um reajuste de 7,7% no imposto de renda.

Apesar dos reajustes dados no último mandato do Presidente Lula, o salário mínimo não representa um crescimento econômico e sustentável. Para isso as centrais querem uma política de valorização permanente, pois esta atual política econômica não favorece os trabalhadores. É o que explica o Presidente da CUT, Artur Henrique da Silva Santos. “Nós temos feito críticas pontuais com relação à política macro-econômica, desde o início do primeiro mandato ao governo Lula, principalmente em relação ao patamar elevado de superávit primário (economia de investimentos que o país faz para pagar a dívida pública). Na nossa opinião deveria ter um a flexibilização sem levar em conta a necessidade de um equilíbrio fiscal, mas fazendo efetivamente um debate com a sociedade a respeito das prioridades de investimentos”.

Outro ponto seria a redução da taxa de juros vigente no país, que segundo o Presidente da CUT, desfavorecem o crescimento econômico do país.

“O nível de juros, apesar de uma tendência de queda que vem se acentuando nos últimos meses, continua sendo uma taxa de juros bastante elevada em comparação com outros países do mundo, que não favorece o desenvolvimento econômico e sustentável à médio e longo prazo.”

O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), irá elaborar uma proposta de mudança da tabela do Imposto de Renda, até o próximo dia 27, para apreciação das centrais. Se for aprovada, a proposta vai para o Governo Federal e ao Congresso Nacional no mesmo dia da marcha.


Agência Notícias do Planalto

15 de novembro de 2006 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905