Uruguai

Com José Oxley *

Davi e Golias

Renovação do Convênio Coletivo entre SOEN e AmBev

 

Quando a transnacional brasileira AmBev decidiu fechar a cervejaria onde elaborava sua marca Norteña em Paysandú (Uruguai) se iniciou um conflito com o Sindicato de Operários e Empregados de Norteña (SOEN) que se desenvolveu ao longo do ano 2003. Nesse conflito –que chegou a ser comparado com o que tiveram Davi e Golias– estavam em jogo uma centena de postos de trabalho. Finalmente o sindicato conseguiu assinar um convênio garantindo que não se perderia nenhum posto de trabalho e no qual se estabeleciam, entre outros mecanismos, aposentadorias antecipadas, redução da carga horária e a criação de uma cooperativa de serviços. A renovação do convênio, que finalizou o passado mês de abril, demandou novas negociações, as que culminaram o passado 16 de julho. A seguir, a opinião ! de José Oxley, Secretário Geral do SOEN, sobre os alcances do novo acordo.

 

 

-Finalmente a Assembléia Geral do SOEN aprovou um novo convênio com AmBev referente ao pessoal afetado pelo fechamento da cervejaria.

 

-Na passada sexta feira se realizou a assembléia no local sindical onde a mesma, por unanimidade, aprovou as negociações levadas adiante com a empresa, onde basicamente se prorroga por um novo ano o convênio que permitiu solucionar o tema dos 95 postos de trabalho em perigo.

 

-mantém-se o mesmo convênio?

 

-No básico sim, mas se melhoraram alguns aspectos, como o de 20 trabalhadores que tinham ficado a disponibilidade por não se ter lhes encontrado recolocação na fábrica cervejeira, oito companheiros que estão em condições de acolher-se à pré-aposentadoria o farão no correr deste ano o que permite oxigenar a situação e o grupo de 10 trabalhadores, que alternavam no seguro desemprego, seguramente se reduzirá com a ampliação da fábrica de maltes. É assim que há mais segurança para o futuro, na medida em que o Sindicato se plantou novamente com toda firmeza nas negociações deixando claro que não está disposto a que se perca nenhum posto de trabalho.

 

-Que vigência tem o novo convênio?

 

-Um ano e esperamos seguir avançando no objetivo principal do SOEN de não deixar a nenhuma família sem sua renda. Alem disso, se estabeleceu um prazo de 60 dias para discutir o novo convênio do ano que vem, o que também é um passo adiante.

 

-Quais são as condições nas quais se retiram aqueles que vocês chamam pré-aposentáveis?

 

-Os companheiros que fazem 55 anos de idade passam a uma planilha de disponibilidade, onde durante o primeiro ano percebem o 70 por cento de seu salário (o que se incrementa no 90 por cento já que os primeiros seis meses passam ao seguro desemprego), no segundo ano percebem o 80 por cento do salário, com todos os benefícios dos que se encontram na ativa, quer dizer, seguem sendo filiados ao sindicato, participam de toda a obra social do mesmo e percebem os mesmos aumentos que recebem os que se encontram na ativa. No período de tempo que resta até alcançar sua idade de aposentar-se estão à ordem da empresa, mas é muito difícil que a empresa os convoque, pois continuamos com um regime de 36 horas semanais.

 

-Enquanto se mantenha a atual situação, a empresa pode contratar novos trabalhadores?

 

-Não, também não pode terceirizar nenhum serviço enquanto o convênio esteja vigente.

 

-Quando se produz o fechamento da cervejaria, o sindicato propôs e conseguiu que se constituísse uma cooperativa de serviços integrada por oito companheiros, como tem resultado esta experiência?

 

-Mediante uma reforma estatutária os companheiros seguem sendo membros do sindicato com todos os direitos, inclusive um membro da Comissão Diretiva é integrante da cooperativa. Por outro lado, o sindicato representa a cooperativa quando esta deva discutir novos contratos com a empresa.

 

-De maneira que a experiência tem sido boa.

 

-Conformou-se um grupo muito bom onde os companheiros, seguindo a estratégia do sindicato quando do conflito têm integrado o grupo familiar. Isto lhes tem permitido formar um grupo para realizar compras coletivas para o lar e pensando na educação dos filhos também realizam compras coletivas dos materiais escolares, procurando que a renda familiar alcance o melhor possível.

 

Também estão recebendo apoio e assessoria do Centro Cooperativista Uruguaio, da UITA, da Universidade da República, etc. que tem sido importante para capacitar os companheiros perante das situações para as que não estavam preparados.

 

 

Enildo Iglesias

© Rel-UITA

23 de julio de 2004

 

*  Secretário Geral do Sindicato de Obreros y Empleados de Norteña (SOEN).

 

 

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905