Brasil

Nuevamente despidos en Ambev

 

 

 

Secretaría Regional Latinoamericana

de la Unión Internacional de Trabajadores de la Alimentación,

Agrícolas, Hoteles, Restaurantes, Tabaco y Afines (Rel-UITA)


 

Montevidéu, 23 de janeiro de 2004

 

Señor Jacques Wagner

Ministro do Trabalho e Emprego do Brasil

Fax:  5561-3176000

 

 

Da minha maior consideração:

 

Temos sido informados por nossa organização filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação, Agroindústria, Cooperativas de Cereais e Assalariados Rurais (CONTAC), sobre as dispensas e a contínua violação dos direitos trabalhistas praticados pela empresa Ambev na unidade de Jacareí.

 

Em nome do Comitê Latino-americano da União Internacional de Trabalhadores da Alimentação, Agrícolas, Hotéis, Restaurantes, Fumo e Afins (UITA) e nossas 57 organizações filiadas em 17 países da região, lhe transmito nosso apoio às ações empreendidas pela CONTAC.

 

Na certeza que acompanharemos com redobrada atenção os fatos, dispostos a prestar a estes trabalhadores nosso mais amplo respaldo internacional, faço propícia a oportunidade para cumprimentá-lo atenciosamente.

 

 

 

 

Argentino Geneiro

Presidente do Comitê

Latino-americano

Gerardo Iglesias

Secretário Regional UITA

 

 

C/c:      CONTAC

Dep. Bebidas

            UITA- Secretaria Geral


 

 

ver traducción al español

 

 

Brasil

 

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES NAS

INDÚSTRIAS DA ALIMENTAÇÃO, AGROINDÚSTRIA,

COOPERATIVAS DE CEREAIS E ASSALARIADOS RURAIS 

 

 

Ao

Ministério do Trabalho

A/C Exmo. Sr. Jacques Wagner

DD Ministro do Trabalho

 

Companheiro,

  

 

A Confederação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação Cutista, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Bebidas de São José dos Campos e Região e demais entidades infra-assinadas, vem, por intermédio desta, informar V.Exa. que a Ambev – Empresa Brasileira de Bebidas, produtora das marcas Antárctica, Brahma, Skol, entre outras, detentora de aproximadamente 70% (setenta por cento) do mercado de cerveja no país e 25% (vinte e cinco por cento), nos últimos dias de 2003 e no início do corrente ano de 2004, vem realizando dezenas de demissões na sua unidade localizada em Jacareí/SP, totalizando 60 demissões, podendo esse número chegar a 200 nos próximos dias.

 

Se não bastasse, a empresa tem, ainda, desrespeitado o livre direito de organização dos trabalhadores, pressionando-os a desfiliarem-se do Sindicato e proibindo-os de participar das Assembléias da categoria.

 

Apesar de 60 demissões parecer um número pequeno, representa 10% (dez por cento) do efetivo da fábrica em Jacareí, e, se concretizada as demissões previstas, pode chegar a cerca de 30% (trinta por cento) do total dos trabalhadores.

 

Essas demissões geram efeito nas prestadoras de serviço, que têm em torno de 350 trabalhadores dentro da planta da Brahma-Jacareí, que também demitirão idêntico percentual, podendo essas demissões chegar a algo em torno de 100 trabalhadores.

 

Ademais, essas demissões também refletirão nas fornecedoras de latas, garrafas e outras, que já estão falando em demissão, como a Latasa e a Lata-Pack, ambas localizadas também em Jacareí e principais fornecedoras de latinhas.

 

Somando-se tudo isso, a conseqüência dessas demissões na Ambev-Jacareí, poderá chegar a um número acima de 400 (quatrocentas) demissões. E esse total seria completamente desastroso para a cidade, que já possui um elevado contingente de trabalhadores desempregados.

 

Diante do exposto, as entidades signatárias, preocupadas que estas demissões possam ser estendidas às demais unidades da Ambev no país, solicitam de V.Exa., uma audiência na qual possamos, juntos, elaborar uma proposta que venha a impedir essas demissões.

 

Requestamos, ainda, que V.Exa. solicite que a Ambev respeite os Acordos firmados quando da fusão Antártica/Brahma, nos quais se comprometia a manter o nível de emprego em suas unidades, suspendendo quaisquer demissões enquanto discutimos alternativas viáveis tanto para os trabalhadores como para a empresa.

 

 

São Paulo, 09 de janeiro de 2004

 

 

CONTAC – Confederação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação Cutista; STI de Alimentação, Cervejaria, Água Mineral, Bebidas em Geral, Frigoríficos, Torrefação e Moagem De Café, Laticínios, Panificação, Frios, Sorveterias e Atividades Afins e São José Dos Campos, Jacareí, Campos do Jordão, Monteiro Lobato, São Bento Do Sapucaí, Santa Branca Praíbuna e Litoral Norte; Sindicato dos Trabalhadores nos Correios Vale do Paraíba; STI Metalúrgicas, Mecânicas, Material Elétrico de São José dos Campos e Região; STI Químicas e Farmacêuticas de Jacareí e Região; Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba; Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Jacareí; Sindicato dos Trabalhadores no SAAE-Jacareí; Sindicato dos Trabalhadores nas Cozinhas Industriais do Vale do Paraíba; STI Bebidas de São Paulo; ...

 

 

 

 

Siderlei Silva de Oliveira

Presidente Contac

Joaquim A B da Silva

Presidente STIA São José dos Campos

 

 

 

 

ver traducción al español

 

23 de enero de 2004

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905