Brasil

DRT e FETAG resgatam trabalhadores em condições de escravidão no Piauí

 

O trabalho deles era arrancar tocos e preparar o solo

para o plantio de soja

 

De acordo com informações Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (FETAG/PI), a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) no Piauí resgatou 36 trabalhadores em condições análogas à de escravo em duas fazendas no município de Uruçuí. O trabalho deles era arrancar tocos e preparar o solo para o plantio de soja.

O secretário de Política Salarial da FETAG-PI, Anfrísio de Moura Neto, explicou que esses trabalhadores viviam dentro de um curral, embaixo de lonas pretas. A alimentação era preparada no mesmo local, sem qualquer condição de higiene. “
Além das péssimas condições de alojamento, o que caracteriza a condição análoga à de escravo é o fato desses trabalhadores serem obrigados a pagar pelos equipamentos de trabalho e a comprar, no próprio local, os alimentos que consumiam. Tudo isso era anotado em cadernos. Os trabalhadores não recebiam salário porque tudo que utilizavam era descontado pelo patrão”, ressalta Anfrísio Neto.

Outra situação degradante por que passaram esses trabalhadores acontecia durante a aplicação de agrotóxicos por via aérea. Segundo relatos dos trabalhadores, quando os aviões faziam a pulverização, respingos de defensivos agrícolas caíam sobre eles.

Na Fazenda Progresso havia 24 trabalhadores oriundos dos municípios de Jerumenha e Bertolínea. Todos os eles foram indenizados, inclusive doiss receberam quase R$ 7 mil cada um. “Eles tiveram o cuidado de anotar o tempo que passaram, que trabalhos fizeram e ficou fácil comprovar a situação em que trabalhavam. Alguns estavam há dois anos na fazenda”, explicou o diretor da FETAG.

O outro local onde os fiscais da DRT encontraram trabalhadores escravos foi na Fazenda Apare. Lá havia 12 trabalhadores do município de Sebastião Leal em condições semelhantes, porém não foi possível pagar indenização porque o proprietário da fazenda não foi localizado.

Anfrísio Neto acompanhou o trabalho dos fiscais da DRT durante o pagamento das verbas rescisórias. Os fiscais informaram que localizaram as duas fazendas durante operação de rotina do Grupo Especial de Fiscalização Rural.
 

Fonte: FETAG/PI

18 de abril de 2006

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905