Brasil

 

F E R A E S P

Federação dos Empregados Rurais Assalariados

do Estado de São Paulo

 
 
NOTA A OPINIÃO PÚBLICA

 

A FERAESP e seu Presidente Elio Neves vem a público manifestar profunda indignação com a violência sofrida no dia 09/02/2007, primeiro, com a prisão de Elio Neves durante o expediente de trabalho, por volta das 8:30 horas na sede da entidade em Araraquara; segundo, a sede da Federação foi fechada e os agentes e Delegado da Polícia Federal, que efetuaram a prisão, mantiveram-se fazendo buscas a documentos e computadores, procurando informações que comprovassem vínculo da Federação e seu Presidente com extração ilegal de madeira na Fazenda Santa Maria de São Simão.

 

A Polícia Federal de Araraquara responsável pela operação cumpria mandado do Juiz Cível da Comarca de São Simão. Encerradas as operações na Sede da FERAESP por volta das 13:00 horas a Polícia Federal conduziu Elio Neves preso, para a Delegacia da Polícia Federal de Ribeirão Preto, onde prestou depoimento.

 

Mais tarde, Elio Neves foi levado pela Polícia Federal de Ribeirão Preto até o Fórum de São Simão para falar com o Juiz Fábio Evangelista de Moura, autor dos mandados de prisão e buscas.

 

Por decisão do próprio Juiz, Elio Neves teve sua prisão revogada, foi posto em liberdade por volta das 21:00 horas, quando retornou de São Simão para Araraquara, acompanhado dos Advogados da FERAESP.

 

Na sede da Polícia Federal de Ribeirão Preto o MST, o MLST e lideranças da FERAESP fizeram manifestação pedindo a libertação de Elio Neves. Lideranças políticas e representantes dos movimentos, também acompanharam no Fórum de São Simão até desfecho final dessa infeliz ocorrência.

 

Durante toda sua história a FERAESP jamais se envolveu ou apóia quaisquer atos de ilegalidade, da mesma forma o Presidente da Entidade sempre atuou dentro dos marcos do direito e da absoluta legalidade.

 

Neste sentido a FERAESP nunca abriu e jamais abrirá mão do compromisso de defesa intransigente dos direitos da categoria profissional que representa.

 

Com 56 Sindicatos filiados em todo o Estado de São Paulo, numa luta cotidiana, por Justiça Social a centenas de milhares de assalariados rurais, a FERAESP tem na Reforma Agrária sua principal bandeira, por entender que no Brasil sem Reforma Agrária não se alcançará verdadeira democracia.

 

A FERAESP e seu Presidente nunca tiveram qualquer envolvimento em atividades crimonosas, e, jamais apoiaram exploração ilegal de madeira na Fazenda Santa Maria de São Simão.

 

Por isso, repudia com veemência toda conduta que por ingenuidade, desinformação, ou mesmo, má-fé atua para macular como criminosa ou ilegal a prática desenvolvida pela Federação.

 

A FERAESP apóia rigorosa investigação sobre a exploração ilegal de madeira na Fazenda Santa Maria de São Simão em toda a sua extensão, para que os verdadeiros beneficiados sejam desmascarados. Da mesma forma, exige investigação nas demais áreas rurais do Estado onde há exploração de madeira.

 

Violentada em sua alma a FERAESP tudo fará para a verdadeira Justiça prevalecer.

 

Os sinceros agradecimentos a todos que neste momento difícil hipotecaram solidariedade.

 

                                               Araraquara, 10 de fevreiro de 2007

 

 

 

 

ELIO NEVES

PRESIDENTE

 

 

 Ver Nota remitida por Rel-UITA

 

12 de fevereiro de 2007

 

  

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905