Argentina

Encontro Força Sindical – CGT

 Construindo pontes

 

 

Uma delegação de alto nível da Força Sindical (FS) do Brasil manteve uma série de entrevistas com a direção da Confederação Geral do Trabalho (CGT) e sindicatos filiados. Representaram a FS: João Carlos ConçalvesJuruna” (metalúrgico), secretário geral; Nilton Souza Silva (comércio), secretário de relações internacionais; Herbert Passos Filho, secretário internacional da Federação de Trabalhadores Químicos de São Paulo; Ovídio Fernández, tesoureiro da Federação de Trabalhadores da Alimentação de São Paulo; Heitor Danilo Apipe, vice-presidente do Sindicato de Trabalhadores Químicos de Santos; Wilson Martins, tesoureiro do Sindicato de Químicos de Santos e Ortelio Palacio Cuesta, assessor para assuntos internacionais.

 

De 6 a 8 último, a comissão da FS entrevistou os seguintes integrantes da secretaria nacional da CGT: Hugo Moyano (caminhoneiros), secretário geral, e Gerardo Martínez (construção) secretário de relações internacionais.

 

Durante sua estada em Buenos Aires, foi realizada uma reunião com o secretário regional da UITA, Gerardo Iglesias. Nesta ocasião foi aprofundada a discussão sobre a iniciativa da assinatura de um convênio de cooperação entre  a FS e a secretaria de saúde do trabalho e meio-ambiente da CGT, responsabilidade do companheiro Abel Frutos, secretário geral da Federação Argentina União Pessoal de Padarias e Afins (FAUPPA), filiada à UITA.

 

Como “altamente positiva” avaliou Nilton Souza Silva a agenda desenvolvida na Argentina. “A Força Sindical deve aprofundar o intercâmbio com as centrais da Região, para construir pontes entre as capacidades instaladas e buscar um melhor posicionamento e atitude diante dos desafios que a classe trabalhadora tem”, ressaltou o dirigente.

Em Buenos Aires, Gerardo Iglesias

© Rel-UITA

16 de agosto de 2007

 

 

 

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905