Brasil

Fim da greve na Usina de Guariba

 

Os trabalhadores e a empresa chegaram a uma fórmula de acordo que permitiu suspender a greve mantida pelo sindicato já há cinco dias.

 

Na terça-feira passada, dia 15 de abril, o sindicato da Usina de Guariba se reuniu com representantes da empresa, que finalmente fizeram algumas concessões como a equiparação salarial entre os trabalhadores, reajustando um tiquet alimentação e ampliando a cesta básica. Além disso, a empresa aceitou pagar os cinco dias de greve. Este Engenho emprega 800 trabalhadores e trabalhadoras. “De qualquer forma -informou Artur Bueno de Camargo, presidente da Confederação de Trabalhadores da Indústria da Alimentação (CNTA), a Sirel -, permaneceremos atentos à aplicação da fórmula de acordo, já que em caso de não cumprimento patronal não se descarta uma paralisação geral do setor em São Paulo”.

 

“Os trabalhadores, por outro lado -destacou Artur-, aceitaram estas condições e agora nos dirigimos à negociação coletiva que começará a principiosº de maio e envolve todo o setor açucareiro de São Paulo, isto significa aproximadamente 40 mil trabalhadores”.

 

O ponto principal nesta negociação será o piso salarial, que neste ramo é o mais baixo de todo o setor da alimentação no estado.

 

  

Em Montevideo, Carlos Amorín

Rel-UITA

17 de abril de 2008

 

 

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905