Brasil - Jaraguá do Sul

Informe CONTAC

 

Greve em frigorifico

de Jaraguá do Sul

   

Trabalhadores da Minuano fazem greve

por falta de pagamento salarial

 

Trabalhadores da empresa Frigorífico Frigumz Alimentos S/A, que pertence a empresa Minuano de Lageado/RS desde 1994, estão em greve por tempo indeterminado. Aproximadamente 150 trabalhadores de um total de 240 estão parados até que a empresa faça o pagamento de seus salários. O frigorífico de abate de suínos não é a primeira vez que enfrenta o descontentamento dos trabalhadores por atraso de salários. Nesta quarta-feira (11 de abril) os trabalhadores decidiram que não voltam ao trabalho sem receber o salário integral.

 

Os fatos – segundo a empresa não há como fazer o pagamento dos salários por que a empresa enfrenta dificuldades financeiras. Segundo os trabalhadores “a produção continua inalterada a produção não tem nada a ver com o não pagamento dos salários” desabafa a trabalhadora. E não bastasse essa revolta na porta da empresa os trabalhadores colocaram uma faixa explicando o verdadeiro problema: má administração.

 

A proposta da empresa - a empresa, como já havia acontecido em outras vezes, fez o pagamento de 40% dos salários dos trabalhadores  e propôs que os trabalhadores voltassem a trabalhar na quinta-feira (12 de abril) com a promessa de efetuar o restante do pagamento até sexta-feira. A empresa deixou claro que não há condições financeiras de efetuar o pagamento antes dessa data. Uma comissão formada por dirigentes sindicais e trabalhadores participou das negociações e não encontraram avanço algum na conversa com a empresa. Para o Presidente do Sindicato, Sérgio Eccel, “estava na cara que jamais os trabalhadores iriam aceitar uma promessa dessas, pois a empresa já havia prometido a pouco tempo atrás que não atrasaria mais os pagamentos e não cumpriu a promessa.” Referindo-se a última greve que os trabalhadores fizeram por atrasos de salários.

 

Os trabalhadores – a faixa “chega de falsas promessas” deixava clara a posição dos trabalhadores. Por unanimidade os trabalhadores reprovaram a proposta da empresa e decidiram que continuam em greve até o pagamento dos salários. Ficou decidido também que as negociações continuam com a empresa e nesta quinta-feira (12 de abril) os trabalhadores farão às 13h uma nova assembléia para a apreciação da proposta patronal.

 

O Sindicato – para a entidade não há como negociar pagamento salarial. “Os trabalhadores cumpriram sua parte no contrato de trabalho e a empresa não cumpriu a parte dela. Agora os trabalhadores estão decididos a só voltar a trabalhar com o pagamento no bolso. Somente o que é seu por direito, nada mais” afirma Sérgio Eccel Presidente da entidade.

 

Nilson Antonio

CONTAC

12 de abril de 2007

  

  

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905