Guatemala

SITRABI diante do homicídio do companheiro Marco Tulio Ramírez Portela

 

Estimados companheiros e companheiras:

 

Com profunda preocupação e tristeza informamos que ontem foi vilmente assassinado o companheiro Marco Tulio Ramírez Portela, secretário de Cultura e Desportos do Comitê Executivo do Sindicato de Trabalhadores Bananeiros de Izabal (SITRABI).

 

Este repugnante assassinato ocorreu no dia 23 de setembro passado, às 05h45min da manhã. O companheiro saía de sua casa, a caminho do trabalho, quando foi interceptado por vários homens mascarados com toucas ninja e fortemente armados, que o assassinaram quase em frente de sua esposa e de seus filhos.

 

O companheiro Marco Tulio Ramírez Portela era irmão de nosso secretário geral, Noé Antonio Ramírez Portela.

 

Este assassinato se constitui em um atentado contra todo o movimento sindical do país, contra a direção e suas bases. Em consequência, a morte do companheiro Tulio enluta todo o movimento social e todas as organizações populares.

 

Exigimos das autoridades competentes o rápido esclarecimento deste crime, que não deve, sob nenhuma circunstância, ficar impune.

 

Não é admissível, em absoluto, que se tenha de pagar com vidas a luta pelos direitos dos trabalhadores.

 

Não é admissível que ainda continuem existindo “esquadrões da morte”, amparados por um denso manto de impunidade garantido pelos setores poderosos.

 

Não é admissível que a direção sindical do SITRABI seja, novamente, alvo do terror proveniente de intimidadoras práticas criminosas a partir dos fatos ocorridos em 13 de outubro de 1999.

 

Não é admissível que se pretenda matar a consciência e o compromisso pela construção de uma Guatemala digna, justa e humana, assassinando líderes sociais.

 

Não é admissível o caudal de sangue que dia a dia inunda as ruas e os campos ao longo de toda a Guatemala.

 

Jesús Martínez Sosa

Subsecretário do Trabalho e Conflitos do SITRABI

24 de setembro de 2007

 

 

Envía tu mensaje solidario

 

artículos relacionados

11-9-2007   Guatemala

Militares irrumpen en sede sindical

Por Carlos Amorín

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905