Brasil    CONTAC

     

VII Congresso da CONTAC

“Por termos os mesmos patrões, devemos ter uma maior e melhor coordenação entre os sindicatos”

Intervenção de Alberto Fantini

 

Alberto Fantini e Carlos Molinares, respectivamente secretário geral e secretário adjunto da Federação Gremial do Pessoal da Indústria da Carne e seus Derivados, participaram do VII Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação (CONTAC). A seguir transcrevemos a síntese do discurso de Alberto Fantini pronunciado durante o evento.

 

“Queremos agradecer à CONTAC e ao companheiro Siderlei (de Oliveira) pelas várias visitas que realizou ao nosso país para informar sobre o que podíamos esperar das empresas brasileiras que ingressaram no setor das Carnes na Argentina. Também reconhecer as oportunidades nas quais fomos recebidos no Brasil e as gestões realizadas para que a nossa Federação se reunisse com o alto escalão da Brasil Foods, que já opera na Argentina.

 

E assim fica claro que temos os mesmos patrões… e os mesmos problemas.

 

Na Argentina a indústria das carnes está passando pelo pior momento da sua história. Infelizmente, nos últimos anos perdemos aproximadamente 14 mil postos de trabalho.

 

Estamos convencidos de que para lutar por nossos direitos e por nossos companheiros, precisaremos de uma melhor coordenação entre os sindicatos da Argentina e do Brasil. Isto é fundamental.

 

Em nome da nossa Federação também felicito a CONTAC porque, após tantos anos de luta, os trabalhadores e as trabalhadoras do setor das Carnes do Brasil conquistaram a Norma Reguladora dos frigoríficos, a NR sobre as condições de trabalho.

 

Aí temos outro aspecto que nos une e que proponho trabalhemos juntos daqui para frente. Na Argentina conquistamos uma aposentadoria antecipada para os trabalhadores do setor, e agora queremos conhecer os alcances desta NR.

 

Os meus parabéns e muito sucesso!

 

 

Em São Paulo, Gerardo Iglesias

Rel-UITA

6 de dezembro de 2012

 

 

 

 

Foto: Gerardo Iglesias

  

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905