Argentina

A (in)segurança em Massalin Particulares

Uns estranhos,

muito folgados

 

 

Massalin Particulares é a filial tabaqueira da Philip Morris International na Argentina. Esta empresa conta com uma fábrica de produção de cigarros em Goya (Corrientes) e outra, a principal, em Merlo (província de Buenos Aires). Esta última é uma das mais modernas na América Latina, mas em termos de segurança…deixa muito a desejar.

 

Na quarta-feira passada, 27 de maio, entraram quatro veículos no pátio da empresa, primeira falha no esquema de segurança, se é que existe tal esquema.

 

Desses automóveis sairam umas nove pessoas que entraram sem nenhuma autorização, mas claro está, com alguém fazendo vista grossa na área de expedição: segunda falha.

 

Depois essas pessoas começaram a gritar para que os trabalhadores desse setor deixassem de pertencer ao Sindicato dos Operários do Tabaco. O curioso, por assim dizer, apesar de que nessa altura dos acontecimentos nada surpreende, “esses estranhos folgados” tinham marcas e sinais de cada trabalhador, inclusive o número do amarrado, documento confidencial que só a empresa possui. Terceira falha, ou terceiro ato de conivência.

 

A partir deste episódio é possível formular várias interrogativas, que cada um formule as suas. Nós estamos preocupados com a segurança da fábrica porque, querendo ou não, dela dependem centenas de postos de trabalho, sem falar na integridade física desses trabalhadores e da sua liberdade sindical. Enfim, são todos os elementos que esta companhia, a julgar pelos fatos, tem deixado de lado.

 

 

Em Buenos Aires, Gerardo Iglesias

Rel-UITA

12 de junio de 2009

 

 

 

Ilustración: Rel-UITA

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905