Uruguai

Mais sindicatos do setor de carnes unem-se à UITA

Nova filiação

do Grupo Marfrig

 

A Rel-UITA continua crescendo no setor de carnes.

Na semana passada, o Sindicato Único de Trabalhadores de La Caballada de Salto (SUTLCAS) se filiou a nossa Internacional.

A maioria dos frigoríficos que abatem mais de 100.000 cabeças anuais são controlados por capitais brasileiros.

 

A filiação do SUTLCAS cumpriu o protocolo na sede da Rel-UITA em Montevidéu. Com esta incorporação, contamos com dois sindicatos do Grupo Marfrig no Uruguai, sendo que em, outubro de 2009, se filiou o Sindicato de Operários do Frigorífico Maragato (SOFRIM), do departamento de San José.

 

Nos últimos anos no Uruguai vem sendo registrada uma presença crescente de empresas e transnacionais brasileiras. Tanto é que, em 2009, oito das 20 maiores exportadoras do país estavam em mãos brasileiras.

 

No setor de carnes vermelhas, a tendência é que as empresas “verde – amarelas” fiquem com tudo, em um processo de “cartelização” como aconteceu com a produção de cerveja onde a AmBev, com a aquisição das fábricas da Pilsen, Patricia e Norteña, tem o monopólio da produção de cerveja no Uruguai.

 

Atualmente sete frigoríficos estrangeiros concentram 54 % das exportações totais de carne do Uruguai, e seis frigoríficos brasileiros registram 45,3 % das exportações de carne e 34 % do abate local. Além disso, seis dos dez frigoríficos que mais abatem no Uruguai são propriedade das brasileiras Marfrig, Bertin – Friboi e Pulsa.

 

O grupo Marfrig exporta carnes para mais de 140 países da Europa, Ásia, África, Oriente Médio e América do Sul, e no Uruguai conta com cinco frigoríficos: dois no norte do país, Tacuarembó (localizado no departamento do mesmo nome), La Caballada (em Salto); dois no sudoeste, Inaler (em São José), Colonia (em Colônia), e Noblemark (ex Incur) no oeste (Fray Bentos), onde foi reaberta a planta de carnes em 2008.

 

Por que o Uruguai? Porque o país representa, para as transnacionais brasileiras da indústria frigorífica, um “objetivo estratégico”. O Uruguai é um país livre de aftosa com vacinação e do mal da "vaca louca", e aqui é possível entrar no mercado do NAFTA, o que não é possível a partir do Brasil.

 

Em Montevideo Gerardo Iglesias

Rel-UITA

21 de janeiro de 2010

 

 

 

Fotos: Rel-UITA

 

Galería Fotográfica

 

artículos relacionados 

23-10-2009   Uruguay - Frigoríficos
Sindicato del Grupo Marfrig se afilia a la UITA
Para los trabajadores del SOFRIM la afiliación a la UITA proporcionará fuerza y representación internacional  
Rel-UITA | Amalia Antúnez

 

25-6-2009   Brasil – Argentina  

Marfrig continua su expansión en Argentina
La industria cárnica de Brasil no deja de sorprender, ahora se suma Marfrig adquiriendo una nueva planta en la Argentina
Rel-UITA
Gerardo Iglesias

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905