Brasil

Cresce a participação da CONTAG nas discussões internacionais

 

Para CONTAG o desafio agora é inserir federações

e sindicatos no processo

 

Cada vez mais a CONTAG está inserida nas discussões internacionais da agricultura familiar. Essa é a avaliação do vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch. Para ele, o maior desafio de 2006 será fazer que as grandes discussões internacionais entrem na pauta de discussão das federações e sindicatos. “Nosso grande desafio é fazer com que a política internacional que está se consolidando não fique apenas na cúpula da direção da CONTAG mas seja uma política do movimento sindical, a inclusão das nossas federações a participação efetiva em todos os espaços possíveis”, disse.

Em 2005, Alberto Broch também comemorou sua reeleição na direção da COPROFRAM, que representa os produtores familiares do Mercosul. Para ele, essa eleição é o reconhecimento do trabalho da CONTAG no debate político. A confederação ainda participou das discussões da política de combate à fome mundial, e no Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola (FIDA), que investe em ações da agricultura familiar e reforma agrária.

Para fechar o ano, Alberto Broch e a diretora da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Carmen Foro participaram da Conferência Ministerial da Organização Internacional do Comércio (OMC), em Hong Kong (China). Na OMC, eles defenderam que os acordos comerciais do Brasil não poderiam prejudicar as políticas públicas para a agricultura familiar.

 

Agência CONTAG

18 de abril de 2006

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905