Considerações e Resoluções

sobre a situação na Colômbia

Nota ao Diretor Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

 

 

 

Regional Latinoamericana
Unión Internacional de Trabajadores de la Alimentación,
Agrícolas, Hoteles, Restaurantes, Tabaco y Afines (Rel-UITA)


   

Comité
Ejecutivo
Latinoamericano:


Presidente
Argentino Geneiro
UTHGRA
Argentina

Vicepresidenta
Neuza Barbosa
CNTA
Brasil

Carolina Llanos
UATRE
Argentina

Héctor Ponce
ATILRA
Argentina

Silvia Villaverde
FAOPCHPYA
Argentina

Alberto Broch
CONTAG
Brasil

Siderlei de Oliveira
CONTAC
Brasil

Luis A. Pedraza
UNAC
Colombia

Guillermo Rivera
SINTRAINAGRO
Colombia

Edwin Ranchos
FESTRAS
Guatemala

Gerardo Iglesias
Secretario Regional

 

Diretor-Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT)
Sr. Juan Somavía


Genebra
S u í ç a


 
Prezado Diretor:
 
Em nome da Regional Latino-Americana da UITA e de nossas 82 organizações em 17 países da Região dirijo-me ao senhor, faltando apenas alguns dias para começar a 100ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho, sob o lema "Construir um Futuro com Trabalho Decente", a fim de levar até sua Organização as  nossas considerações e resoluções sobre a situação na Colômbia.
 
Como é do seu conhecimento:
 
-Em todo o mundo, a Colômbia é o país com mais sindicalistas assassinados nos últimos 20 anos.
 
-O clima de violência, as práticas antissindicais e de trabalho precário realizadas através de figuras como as Cooperativas de Trabalho Associado, que são uma forma de simulação e fraude das relações de trabalho, tanto no setor privado -especialmente na categoria agroalimentar- quanto no público, provocaram uma enorme queda na taxa de sindicalização.
 
-Na Colômbia, apesar de estarem ratificados os Convênios 98, 151 e 154 da OIT, para assegurar o direito à negociação coletiva nos setores público e privado, a cobertura dos trabalhadores protegidos pela negociação diminuiu, e hoje é apenas simbólica, apesar do tenaz esforço do movimento sindical nacional e internacional.
 
-A Conferência Internacional da OIT, realizada em 2010, no entanto, excluiu a Colômbia da lista dos países mais afetados pela violação dos Direitos Humanos contra sindicalistas, e pela não aplicação dos Convênios fundamentais da OIT, ratificados pelo Estado Colombiano.

 

Naquele momento, concordaram em compor uma Comissão Tripartite de Alto Nível para visitar a Colômbia e constatar a realidade dos direitos humanos e sindicais.
 
A Missão Tripartite de Alto Nível da OIT esteve na Colômbia em fevereiro de 2011 e, após reunião com o governo, grêmios empresariais e sindicatos, emitiu o seu relatório e conclusões, entre as quais destacamos as seguintes:
 

a. "... Houve unanimidade em considerar que a única situação aceitável consiste na eliminação completa de todos os atos de violência, e que é necessário agir com determinação para esse fim."

b. "... A Missão está consciente de que a grande maioria dos casos de homicídios continua sem solução, o que supõe consequências graves, muito claramente expressas para a Missão pelos testemunhos feitos por familiares das vítimas. "

c. "A Missão está profundamente preocupada com as repetidas e detalhadas informações recebidas sobre atos de discriminação antissindical nas empresas e no setor público, bem como pela ausência de ações eficazes para acabar com tais atos."

d. "A Missão lamenta que o nível de sindicalização, onde várias estimativas variam entre 4 e 7 por cento, continua sendo muito baixo, e que o grau de cobertura da negociação coletiva é ainda menor. A Missão identificou várias áreas chave onde são necessárias medidas urgentes para ajudar a resolver estas dificuldades:

 

 
• Renovada medidas legislativas e ações de controle para acabar com a intermediação trabalhista levada a cabo pela Cooperativas de Trabalho Associado, bem como todos os demais obstáculos jurídicos e práticos à liberdade sindical e de negociação coletiva que possam resultar da existência de tais Cooperativas.
 
• Medidas Legislativas e ações práticas adicionais, eficazes para garantir que os pactos coletivos assinados pelos empregadores com os trabalhadores não sindicalizados não sejam usados contra o exercício da liberdade sindical e de negociação coletiva.
 
• Maiores esforços para fortalecer a Inspeção do Trabalho, os mecanismos de controle e as sanções para garantir que os atos de discriminação antissindical, incluídas as demissões e as intimidações, sejam objeto de prevenção e, em caso de que tenham ocorrido, levem a procedimentos ágeis, acessíveis e que conduzam a sanções eficazes. "
 

Diante desta situação, a Regional Latino-Americana da UITA:
 
 

a. Apoia o pedido do movimento sindical colombiano, apresentado à 100ª Conferência, para incluir a Colômbia na lista dos 25 casos a serem tratados pela Comissão de Aplicação de Normas pelos assassinatos de sindicalistas, pela impunidade, discriminação antissindical e pelas graves restrições ao exercício da negociação coletiva, tanto no setor público quanto no privado.

 

b. Insta o setor trabalhador da OIT, os governos e os empresários progressistas a apoiar o pedido do movimento sindical colombiano dirigido à 100ª Conferência da OIT de 2011 e, neste contexto, que sejam redobrados os esforços para o diálogo e o apoio da comunidade internacional visando a superar as condições adversas para a paz, fortalecer as instituições do Estado e promover o pleno respeito e o exercício da liberdade sindical e da negociação coletiva.

 

c. Exorta o Governo da Colômbia a cumprir as recomendações que há mais de uma década são colocadas pelos órgãos de controle normativo da OIT, e a cumprir sua obrigação de promover e incentivar a negociação coletiva, conforme estabelecido no Convênio 98 da OIT, ratificado desde novembro de 1976.

 

d. Solicita a realização de uma sessão especial, durante a 100ª Conferência, para o tratamento adequado do caso da Colômbia.

 
Senhor Diretor, agradecendo a sua atenção, aproveito esta oportunidade para cumprimentá-lo com a minha mais alta estima e consideração.
 
Atenciosamente,
  
 
Gerardo Iglesias
Secretário Regional da UITA


 

Montevidéu, 27 de maio de 2011
 

 

 

  

Wilson Ferreira Aldunate 1229 Ofic. 201, Montevideo, Uruguay

Tel: (5982) 9007473 - 9021048 / Fax: 9030905  -  uita@rel-uita.org

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905