Colombia | SEATECH

Foram multadas pelo Ministério da
Proteção Social as empresas SEATECH

International e A Tiempo Servicios Ltda

Na terça-feira, 17 de Maio, pela Resolução nº 170, o Ministério da Proteção Social em Cartagena multou as empresas SEATECH INTERNACIONAL INC e A TIEMPO SERVICOS LTDA, em 15 dias de salário mínimo  ($ 8.034.000.00)  e em 20 dias de salário mínimo ($ 10.712.000.00), respectivamente. Ambas terão que comparecer ao SENA, por violarem a jornada de trabalho, de acordo com a ação movida pelo Sindicato USTRIAL, no dia 13 de dezembro de 2010.

Segundo a resolução, as empresas não entregaram ao Ministério "a autorização emitida por este Ministério para trabalhar horas extras, cópia do registro das horas extras, nem cópia do horário de entrada e saída do pessoal operacional que realiza trabalhos na Seatech".

A organização sindical USTRIAL apresentou uma ação junto ao Ministério em dezembro, pois já é do conhecimento de todos que os trabalhadores de Cartagena são obrigados a trabalhar depois das 17h, em jornadas extenuantes, o que trouxe como consequência o aumento do número de trabalhadores doentes, com patologias como a do Túnel do Carpo, epicondinites, etc, doenças que têm uma origem profissional e que, além disso, são irreversíveis.

Os cartageneiros e os colombianos em geral souberam da visita pacífica feita pelos trabalhadores filiados à USTRIAL ao Ministério da Proteção Social em Cartagena na semana passada, e esta resolução faz parte dos compromissos assumidos há mais de um mês.

O sindicato ainda aguarda as resoluções em outras ações movidas, que têm relação com a não entrega da cópia dos contratos de trabalho, o fechamento ilegal da Seatech em 12 de agosto passado, resultando na demissão de todos os trabalhadores filiados à USTRIAL e que não estavam incapacitados, com a recusa da empresa em se sentar para negociar a lista de reivindicações e a violação do direito de associação e liberdade sindical.

Convocamos as organizações sindicais, e a população em geral, a continuar manifestando o seu apoio nesta luta iniciada pela USTRIAL na defesa do direito de associação e da negociação coletiva.

JUNTA DIRETORA

FREDIS MARRUGO V.