América Latina - Europa

Diante de desafios parecidos,

maior coordenação

 

No dia 11 de junho passado, representantes da Rel-UITA entrevistaram Harald Wiedenhofer, secretário geral da Federação Europeia dos Sindicatos da Alimentação, Agricultura e Turismo (EFFAT), a organização regional da UITA na Europa.

 

 

Siderlei de Oliveira, presidente da CONTAC; José Oxley, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Empregados da Norteña (SOEN - Uruguai); Eduardo Esquivel, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Engarrafadora do México (STIE) e Gerardo Iglesias, Secretário regional da UITA, realizaram uma interessante reunião com Harald Wiedenhofer na seda da EFFAT em Bruxelas.

 

 A chegada à Europa dos principais frigoríficos brasileiros, a atuação crescente da AB-Inbev em ambas as regiões, o sector lácteo, o de turismo e os Tratados de Livre Comércio (TLC) entre a União Européia, a Colômbia, o Peru e a América Central foram definidos como temas prioritários na construção de uma futura agenda sindical.

 

Outro assunto, relevante para futura coordenação, foi identificado na Campanha Internacional contra o Ritmo Excessivo de Trabalho nas Avícolas do Brasil. A Europa é um dos principais mercados para as maiores empresas brasileiras e lá as organizações sindicais e de consumidores são potenciais parceiros na divulgação da Campanha, que visa ajudar a eliminar o sofrimento de milhares de trabalhadoras e trabalhadores brasileiros deste setor.

 

Além disso, Harald Wiedenhofer elogiou a Conferência Internacional do Setor Lácteo da UITA (Buenos Aires, março de 2010), que contou com ampla participação das organizações europeias que avaliaram positivamente a organização e os alcances da atividade.

 

Ele também estava interessado na proposta que permitia que a página web da EFFAT pudesse acessar as informações publicadas pela Rel-UITA, que ultimamente tem acompanhando de perto vários conflitos na Europa e mantém estreita relação com as filiadas da UITA na Espanha.

 

 

Eduardo Esquivel, Siderlei de Oliveira, Harald Wiedenhofer e José Oxley

  

 

En Bruselas, Rel-UITA

       5 de julho de 2010

 

 

 

 

Foto: Gerardo Iglesias

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905