Canadá

Trabalhadores conquistam primeiro sindicato do Wal-Mart

Apesar da habitual atitude anti-sindical do Wal-Mart, a luta pela sindicalização dos trabalhadores da cidade de Jonquière surtiu efeito.
 

A batalha começou em agosto deste ano, quando um grupo de funcionários entrou com um processo para ter o direito de ser representado por um sindicato. O trâmite normal no país seria convocar uma eleição entre os trabalhadores, para decidir se toda a loja seria sindicalizada ou não.

Mas, diante da postura anti-sindical da empresa, os trabalhadores recorreram à Comissão de Relações Trabalhistas (espécie de Delegacia do Trabalho) para garantir esse direito. E ganharam. A empresa recorreu, alegando que o sindicato não representava a maioria dos trabalhadores e que, portanto, era uma decisão anti-democrática.

Agora, na primeira semana de setembro, a Comissão garantiu mais uma nova vitória aos trabalhadores. O Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Alimentos e Comércio, ligado à Federação Trabalhista do Quebec, passa a representar os cerca de 150 empregados da loja. Marie-Josee Lemieux, a presidente do sindicato, disse que os funcionários da loja estão felizes e aliviados, e esperam agora servir de inspiração para outras lojas da rede.

O próximo passo do sindicato será tentar negociar o primeiro acordo coletivo com a empresa na América do Norte. Até o momento, os únicos funcionários sindicalizados trabalhando no Wal-Mart eram de um grupo de açougueiros no Texas (EUA). Em outros quatro estados do Canadá, os trabalhadores estão se mobilizando para se sindicalizar.

A empresa vem enfrentando críticas em relação aos baixos salários e à política anti-sindical. Também é alvo de campanhas contra a abertura de lojas e enfrenta um volume crescente de processos. Recentemente, um juiz dos EUA garantiu estatuto de ação coletiva a um processo por discriminação de gênero contra a empresa. A decisão abre caminho para o maior processo de direito civil já aberto contra uma corporação norte-americana.


 

Portal do Observatório Social - Boletim Rede Sindical
Boletim semanal da CONTRACS

27 de setiembre de 2004

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905