Colombia

SINTRAINAGRO

Negociação do setor produtor de banana

Comunicado público

 

 

Sindicato Nacional de Trabajadores

de la Industria Agropecuaria

 

 

Negociação do setor produtor de banana

Comunicado público

 

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indústria Agropecuária (SINTRAINAGRO) informa a todos os trabalhadores e trabalhadoras filiados, às organizações sindicais e à opinião pública Nacional e Internacional, sobre a situação das negociações relativas à pauta de reivindicações apresentada à associação bananeira, no dia 27 de fevereiro de 2009. Na mesa de negociações, instalada no dia 24 de março passado, entre a comissão do Sindicato e os empresários, foram decididas quais serão as garantias para a Comissão Negociadora.

 

Durante 20 dias, na etapa de ajuste direto, não foi possível chegar a um acordo que permita avançar nos pontos fundamentais como, por exemplo: a discussão sobre novos trabalhos previstos pela comissão técnico-agrícola, a parte normativa e as garantias sindicais, os fundos sociais, previdência social e aumento salarial.

 

Com relação à discussão sobre a prorrogação da etapa de ajuste direto, os empresários não concordaram com a prorrogação, obrigando a organização sindical a planejar uma greve na região de Urabá porque, de acordo com as normas de trabalho, não resta outra opção.

 

Garantimos que esta não é a política de trabalho da organização sindical - optar pela greve. Sempre estivemos dispostos a buscar um acordo por meio do diálogo e da composição.

 

Consideramos que o cenário econômico atual é favorável aos empresários, pois os níveis de produtividade em 2008 foram os melhores em toda a história produtiva do setor de bananas Colombiano e isto só foi possível graças ao apoio do Sindicato e ao esforço dos trabalhadores.

 

Os subsídios do Governo se destinaram a suportar a diferença da taxa de câmbio do dólar e a manter os empregos no setor, o que foi publicamente reconhecido pelos próprios empresários.

 

Por último, no final de 2008 e no início de 2009, o dólar teve uma tendência de alta, o que deveria ter deixado os empresários mais dispostos à negociação.

 

Por esta razão, pedimos a atenção de todas as organizações sindicais a nível Nacional e Internacional visando garantir a solidariedade na luta dos operários bananeiros na Colômbia localizados no Departamento de Antioquia, na região bananeira de Urabá. Pedimos a atenção do Governo Nacional para que, assim como garantiram os subsídios para os produtores de bananas, também exijam destes empresários o respeito aos direitos trabalhistas e às garantias sociais dos trabalhadores e trabalhadoras.

 

Além disso, alertamos a comissão negociadora que representa os bananeiros para que, de maneira responsável, busquemos os mecanismos que permitam chegar a um acordo evitando um conflito trabalhista em Urabá.

 

Pedimos aos filiados da Organização Sindical e à população em geral que fiquem em estado de alerta para apoiar as ações que sejam necessárias ao desenvolvimento da greve que for programada pela Direção Sindical.

 

Sindicalmente,

 

 

Guillermo Rivera Zapata

Coordenador comissão negociadora

  Hernán Correa Miranda

Coordenador comissão negociadora

 

 

          JUNTA NACIONAL   Tels: 8282551            MEDELLIN: Calle 52 No. 49-28 Edificio La Lonja

         828 2017 – 828 5087 – 8285088                Oficina 406 l Tels: 251 44 40 – 251 38 03

 Calle 99 No. 98-60 sintrainagro@edatel.net.co                   sintrainagro@epm.net.co 

Rel-UITA

              15 de abril de 2009

 

 

 

 

Artículos Relacionados

 

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905