Colombia

SINTRAINAGRO

Conflito na fazenda Palo Alto

Nota da Rel-UITA ao presidente da Colômbia

 

 

Regional Latinoamericana
Unión Internacional de Trabajadores de la Alimentación,
Agrícolas, Hoteles, Restaurantes, Tabaco y Afines (Rel-UITA)


   

Comité
Ejecutivo
Latinoamericano:


Presidente
Argentino Geneiro
UTHGRA
Argentina

Vicepresidenta
Neuza Barbosa
CNTA
Brasil

Carolina Llanos
UATRE
Argentina

Héctor Ponce
ATILRA
Argentina

Silvia Villaverde
FAOPCHPYA
Argentina

Alberto Broch
CONTAG
Brasil

Siderlei de Oliveira
CONTAC
Brasil

Luis A. Pedraza
UNAC
Colombia

Guillermo Rivera
SINTRAINAGRO
Colombia

Edwin Ranchos
FESTRAS
Guatemala

Gerardo Iglesias
Secretario Regional

Montevidéu, 15 de janeiro de 2010

Excelentíssimo Senhor

Dr Álvaro Uribe Vélez
Presidente da Colômbia
Bogotá - Colômbia


Excelentíssimo Senhor Presidente:

Nossa organização filiada, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indústria Agropecuária (SINTRAINAGRO), informou-nos sobre a violação dos direitos de associação, liberdade sindical e negociação coletiva em que a empresa
Inversiones Palo Alto está incorrendo. Esta empresa de cultura de dendezeiro, situada no município de Pueblo Viejo, departamento de Magdalena, respondeu à filiação de 200 trabalhadores (as) e à apresentação da Pauta de Reivindicações para a negociação da Convenção Coletiva com a demissão de 185 trabalhadores e com uma incursão armada de grupos ilegais violentos, visando expulsar os grevistas e assassinar os dirigentes sindicais, deixando como resultado o trabalhador Miguel Augusto Cuesta ferido.

Em nome da UITA, representando nossas 390 organizações filiadas em 122 países, consideramos a perseguição antissindical como um ato ilegal e inadmissível no ordenamento jurídico nacional e internacional e, principalmente, rejeitamos a violência exercida contra os trabalhadores e as trabalhadoras que, pacificamente, reclamam os seus
direitos. Neste caso, trata-se pura e simplesmente de um delito, o que converte os seus responsáveis e executores em delinquentes que deverão ser julgados por seus atos.

Expressamos nossa total solidariedade com os trabalhadores despedidos e vítimas de violência, bem como com o SINTRAINAGRO, a quem apoiamos em todas as suas decisões, sobre as quais nos mantêm constantemente informados.

Por estas razões, apelamos urgentemente ao seu governo e às autoridades de defesa dos Direitos Humanos e do Trabalho para que intervenham imediatamente, visando garantir o direito à vida dos trabalhadores (as) e dirigentes sindicais, assim como a plena implementação dos Convênios fundamentais da OIT já adotados pelo Estado colombiano em relação aos direitos de associação, liberdade sindical e negociação coletiva.

Despeço-me respeitosamente
,

Gerardo Iglesias
Secretário Regional da UITA

 

 

C/c.: Doctor Francisco Santos Calderón, Vicepresidente encargado de la política de Derechos Humanos en Colombia | Doctor Diego Palacio, Ministro del Trabajo y la Protección Social | OIT | UNAC-Colombia | SINTRAINAGRO | Inversiones Palo Alto | MJDH - Movimiento de Justicia y Derechos Humanos | Amnistía Internacional | Human Right Watch | CUT-Colombia | UITA-Ginebra.

 

  

Wilson Ferreira Aldunate 1229 Ofic. 201, Montevideo, Uruguay

Tel: (5982) 9007473 - 9021048 / Fax: 9030905  -  uita@rel-uita.org

Rel-UITA

              18 de janeiro de 2010

 

 

 

Más Información

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905