Guatemala 

Comunicado CUSG-SITRABI 

Diante do assassinato de Joel Hernández Godoy, Secretário de Finanças do Sindicato dos Trabalhadores Bananeiros de Izabal 

 

 

SITRABI

Sindicato dos Trabalhadores

Bananeiros de Izabal 

 

Comunicado da CUSG e do SITRABI
  
A Confederação de Unidade Sindical da Guatemala (CUSG) e o Sindicato dos Trabalhadores Bananeiros de Izabal (SITRABI), mais uma vez se vestem de luto, razão pela qual, diante da comunidade nacional e internacional, declaram: 

 

1. Que no dia de hoje, 26 de maio de 2011, aproximadamente às 7:00 horas, foi brutalmente assassinado o companheiro Idar Joel Hernandez Godoy, Secretário de Finanças do Comitê Executivo Central do SITRABI
  
2. O companheiro estava dirigindo um veículo particular, placa 931 DDM, de propriedade do Sindicato, indo da Fazenda Campo Nuevo, de propriedade da
Bandegua, transnacional da Del Monte, para a sede do SITRABI, localizada em Morales Izabal. O fato ocorreu na vila Cristina, município de Los Amates, Izabal. De acordo com informações dos moradores locais, pessoas que estavam em uma motocicleta atiraram nele, desestabilizando o carro, fazendo com que se chocasse com um caminhão que estava à beira da estrada. O carro ficou parcialmente destruído. 
  
3. De acordo com informações da Polícia Nacional e de integrantes do Ministério Público que estiveram no local, o corpo tem vários impactos de bala, um deles na testa. 
  
4. Este é um acontecimento novo, que é cometido contra a Direção do SITRABI e, portanto, contra o movimento sindical guatemalteco, situação que repudiamos enérgica e taxativamente, já que não é possível que o movimento sindical, e em particular o SITRABI, tenha que continuar acumulando mais MÁRTIRES. 
  
Cabe mencionar que em 10 de abril de 2011, aproximadamente às 20:30 horas, foi assassinado o companheiro
Oscar Humberto Gonzáles Vázquez, diretor de base do SITRABI, sendo assassinado com cerca de 35 tiros na cabeça e nas costas, fato ocorrido na Colonia Nueva de Chiriquí, em Morales Izabal. 
  
Pelos motivos expostos, exigimos:
 

  
• Que o Governo da República presidido pelo Engenheiro
Álvaro Colom Caballeros, tome as medidas adequadas para deter a onda de ações e assassinatos de Dirigentes Sindicais,assim como deter a onda de violência generalizada reinante no país, uma situação que se agravou durante o período de seu governo e que coloca a população guatemalteca de joelhos. O Artigo 2 º da Constituição Política da República da Guatemala estabelece que: É DEVER DO ESTADO GARANTIR A VIDA, A LIBERDADE, A JUSTIÇA, A SEGURANÇA, A PAZ E O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS PESSOAS. 
  
• Que a Procuradora-Geral do Ministério Público,
Claudia Paz y Paz,
dê instruções precisas sobre o prosseguimento das investigação pertinentes para encontrar os responsáveis materiais e intelectuais deste novo ato de sangue e puni-los com todo o peso da Lei. Basta de tanta impunidade e corrupção, que não permitem o esclarecimento destes acontecimentos sangrentos que enlutam as famílias guatemaltecas, a família Sindical e deixam ainda crianças órfãs, não havendo governo nem autoridade que faça algo por elas. 
 
 
• Que o Ministério do Governo e o Ministério Público coordenem ações para reforçar a segurança, permitindo proteger a integridade física do restante dos companheiros dirigentes do SITRABI, pois entendemos perfeitamente que suas vidas correm perigo. 
  
• Das organizações sindicais nacionais e internacionais, SOLICITAMOS a sua solidariedade e apoio para que manifestem seu repúdio ao governo de
Álvaro Colom por este novo assassinato. 

PELO RESPEITO À VIDA E LIBERDADE DE ASSOCIAÇÃO NA GUATEMALA
 
  
  

 

SITRABI

Sindicato de Trabalhadores Bananeros de Izabal

Rel-UITA

            26 de maio de 2011

 

 

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905