Brasil 

Trabalhadores da Brasil Foods dão primeiro passo rumo à organização nacional

 

Reunidos em Curitiba no dia 02 de junho, trabalhadores da Perdigão e Sadia, que com a fusão agora são todos “Brasil Foods”, discutiram aspectos desta fusão e seus impactos para a categoria.

 

Presenças importantes marcam a reunião

 

Além da CONTAC estavam presentes a Federação do Paraná e do Rio Grande do Sul, e mais de 20 outros Sindicatos representando as maiores unidades de produção das duas empresas. Compareceram sindicatos dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 

Brasil Foods, maior exportadora

de frango do mundo

 

A fusão da Perdigão com a Sadia criou a maior empresa exportadora de frangos do mundo, e a 11ª maior produtora mundial de alimentos. Mas agora começam também as preocupações, principalmente para os trabalhadores, e a principal delas é: como ficam os empregos? Por isto, o presidente da CONTAC esta marcando uma reunião com o CAD para que o mesmo inclua nas suas exigências para a conclusão da fusão a garantia da não demissão garantindo o quadro de funcionários por ocasião da fusão.

 

Sindicatos suspendem negociações

salariais em andamento

 

Outra questão importante é que a fusão, apesar de estar sendo discutida há meses nos bastidores só foi anunciada agora, num momento em que começam as negociações de uma das principais datas-base da categoria: maio. E as primeiras reuniões de negociação com a nova empresa mostraram que os próprios interlocutores estão perdidos, sem saber se ficam ou se saem, além do que os trabalhadores saíram das primeiras reuniões sem nenhuma proposta decente. Devido a isto a reunião de Curitiba tomou alguns encaminhamentos, e o primeiro deles é a suspensão das negociações salariais em andamento, até que seja realizada reunião com representantes da empresa para esclarecer os rumos desta fusão. A reunião está marcada para a cidade de Toledo, no Paraná, para o próximo dia 17 de junho.

 

Trabalhadores do corporativo

de curitiba são os primeiros a suspender a negociação.

 

No mesmo dia da reunião aconteceu assembléia dos trabalhadores do Corporativo da Sadia em Curitiba, e a CONTAC esteve presente. A data-base destes trabalhadores é fevereiro, e até o momento a proposta é somente o INPC do período, mas com banco de horas de 4 meses. A assembléia aprovou a suspensão das negociações, até porque o momento é outro e uma das principais questões a ser resolvida é dos empregos, e com certeza os setores administrativos são os que mais correm risco de sofrer cortes por causa da fusão.

 

Principais preocupações dos trabalhadores

 

A suspensão das negociações ocorre devido às incertezas do momento, e quais serão os rumos que irá tomar esta nova empresa. As principais preocupações do movimento sindical são as seguintes:

·    Não aceitar que hajam demissões causadas pela fusão.

·    Existe algum plano de reestruturação que coloque em risco os empregos dos trabalhadores?

·     Como fica a relação da nova empresa com o movimento sindical; quem irá representar a empresa nas negociações?

·     Como será tratada a questão das doenças ocupacionais nas fábricas da Brasil Foods?

 

Siderlei Oliveira, presidente da CONTAC, declarou que “nossas preocupações vêm das experiências de outras fusões, como por exemplo da Brahma e Antarctica que resultou na AmBev”.

 

 

CONTAC

Confederación Nacional de los Trabajadores en las Industrias de la Alimentación y Agroindustrias

5 de junio de 2009

 

 

artículos relacionados 

Brasil   21-5-2009
Sadia se fusiona con el Holding Perdigão
Acaba de cerrar una operación de compra del 70 por ciento de las acciones de la empresa Sadia
Rel-UITA

 

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905