Brasil   SUCO 

     

Trabalhadores do suco obtém

reajuste de 7 por cento

 

Trabalhadores paulistas do setor do suco e empresas aprovaram convenção coletiva, definindo reajuste salarial

de 7 por cento para este ano.

 

As negociações foram realizadas entre a Federação dos Trabalhadores nas Industrias de Alimentação do Estado de São Paulo (FETIASP) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em conjunto com o sindicato patronal.

 

O reajuste representa ganho real de 2,14 por cento, considerada a inflação acumulada do período (INPC). Para Artur Bueno Júnior, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação (STIAL), “foi uma grande conquista, em um ano ruim para a indústria do suco. A indústria não queria ceder. O trabalhador, no entanto, não poderia ser punido pela oscilação do mercado”, apontou.

 

O Sindicato de Limeira participou de todas as rodadas de negociação da federação. O aumento é retroativo ao mês de junho, e o piso salarial da categoria foi estabelecido em R$ 839,74.

 

FUSÃO

 

Os trabalhadores aproveitaram as negociações para cobrar do setor patronal, mais informações sobre a fusão das empresas Citrosuco e Citirovita. Eles criaram a maior indústria do mundo, mas trouxeram o temor de demissões.

 

Aprovada em dezembro pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), esta fusão já provocou o fechamento de uma fábrica da Citrovita em Matão, e a demissão de 250 trabalhadores. Na unidade da Citrosuco, em Limeira, a situação é estável, mas o Sindicato quer uma definição mais clara sobre a política da empresa com relação à fábrica.

 

Existe o temor, pois há uma unidade da Citrovita na cidade de Araras, o que poderia sugerir o fechamento de uma das duas. Nesta semana, o STIAL protocolou oficio junto à empresa, solicitando reunião para tratar do assunto.

 

 

STIAL

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação - Rel-UITA

30 de julho de 2012

 

 

 

 

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905