Brasil

Trabalhadores de frigorífico bloqueiam estrada contra decisão judicial

 

 

 

Na última sexta-feira, dia 03 de agosto, centenas de pessoas entre trabalhadores e familiares do extinto Frigorífico Bassanense bloquearam o trecho da RS 324, na cidade de Nova Bassano - RS.

 

O objetivo do ato foi protestar contra a decisão da justiça que determinou que os recursos obtidos com a venda do que restou do patrimônio do Frigorífico seja destinado a pagar a dívida do frigorífico com o INSS. Com esta decisão os trabalhadores não receberão nada dos salários atrasados, FGTS, férias, horas extras, etc., direitos não pagos enquanto trabalhavam.

 

O ato, que iniciou com a entrada dos trabalhadores no prédio do frigorífico para demonstrar sua indignação com a decisão da justiça, continuou com uma caminhada pelas ruas da cidade, onde os organizadores carregaram faixas e cartazes com frases de protesto contra os donos do frigorífico, verdadeiros responsáveis por toda a situação criada, e também de indignação pela decisão da justiça.

 

Além do Presidente do Sindicato de Serafina Corrêa, José Modelski Júnior, estava presente também o Secretário Geral da CUT-RS, João Batista, que se disse “revoltado pois os patrões, sempre que há a falência de uma empresa, saem com os bolsos forrados enquanto os trabalhadores carregam todo o prejuízo, além do desemprego, ter que se submeter ao martírio de buscar na justiça recuperar parte dos seus direitos, esperar longos anos por uma decisão e no final receber um novo golpe quando esta justiça, que não serve aos interesses dos trabalhadores, lhes tira o pouco que poderiam receber”. Modelski disse que “só a mobilização dos trabalhadores poderá reverter a decisão da justiça, por isto organizamos este ato de trancar a rodovia, e faremos outras ações, tantas quantas for preciso para sensibilizar o tribunal a considerar o aspecto social que envolve esta questão”. O Frigorífico Bassanense, da cidade de Nova Bassano-RS fechou suas portas em janeiro de 2006, desempregando mais de 120 trabalhadores, muitos deles com mais de 40 anos na empresa.

CONTAC

Confederación Nacional de los Trabajadores en las Industrias de la Alimentación y Agroindustrias

6 de agosto de 2007

 

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905