Brasil   SOCIEDAD  │ DEMOCRACIA

O Recado dos Eleitores

 

As eleições do último dia 7 foram exemplo de

organização, para que os eleitores pudessem exercer

seus direitos de participação na construção de nossa sociedade, de forma tranquila.

 

Quanto ao exercício da democracia com responsabilidade, precisamos de avanços e uma questão importante, refere-se à forma de divulgação das campanhas.

 

É notória a falta de responsabilidade, e de educação, dos candidatos que jogam papéis de propagandas nas ruas e nas proximidades dos locais de votação, ou permitem que seus militantes o façam!

 

Esta atitude, além de sujar a cidade, traz consequências de entupimento de bueiros, insegurança aos pedestres que transitam nestes locais, criação de focos de incêndio, além de o lixo espalhado atrair insetos, ratos, baratas, moscas e mosquitos que causam doenças. Muitas pessoas criticaram esta atitude, com toda razão!

 

Outro requisito essencial ao exercício da democracia, que falta aos candidatos, em nosso entendimento, é a transparência, ou seja, o agir de forma clara, confiável e verdadeira.

 

Muitos candidatos têm situações que aguardam apreciação da Justiça

Eleitoral, mas, em razão de liminares, continuaram na disputa. E quais as possibilidades destes candidatos serem eleitos? Os eleitores não têm, em sua maioria, clareza desta realidade.

 

Um exemplo se deu na eleição ocorrida em Limeira, pois, quando se iniciou a contagem, houve surpresa geral, uma vez que ninguém sabia como ficariam os votos do candidato ao cargo de prefeito, Lusenrique Quintal, que teve o registro de sua candidatura cassado, pelo juiz da 66ª Zona Eleitoral de Limeira.

 

Seria impossível, ao Judiciário, julgar todos os processos de candidatos

cassados, antes do resultado do pleito eleitoral, mas, a população tem o direito de saber as condições e os riscos futuros, das candidaturas que se encontram sub judice.

 

Este esclarecimento caberia aos próprios candidatos e a Justiça Eleitoral. Como esperar transparência, no trato com a coisa pública, daqueles que não são claros e confiáveis durante a disputa eleitoral?

 

A leitura que fazemos dos resultados das últimas eleições, em especial esta de 07/10/2012, é de que os eleitores mandaram um recado aos partidos políticos, para que se aproximem de suas bases, a fim de discutirem projetos e prepararem seus candidatos, dentro de um sistema participativo. Vejam que o candidato do PSB, eleito prefeito em 1º turno, com 70.599 votos, do total de 201.368 eleitores aptos a votar em Limeira, entretanto, apenas 2 vereadores deste mesmo partido conseguiram se eleger.

 

Outro fator que chama atenção é que nem mesmo as propostas dos 4 candidatos a prefeito e dos 329, a vereadores, foram capazes de atrair os votos de 62.608 eleitores que deixaram de escolher seus representantes. É um número a ser considerado!

 

Parabenizamos os eleitores e eleitoras, que exerceram sua cidadania, não apenas por uma atitude cívica, mas de participação social, assim como os que trabalharam na organização das eleições e os candidatos e candidatas que disputaram com dignidade, desejando boa sorte aos que foram eleitos democraticamente.

 

 

 Artur Bueno de Camargo

CNTA  | Rel-UITA

16 de octubre de 2012

 

 

 

 

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905