Uruguay

 

Uruguai | WRM | SOCIEDADE

   
 

 

 

Ricardo Carrere
Diante da partida de um amigo
 

 

Um dos inconvenientes da minha idade é o de ter chegado a uma etapa em que temos de nos despedir dos nossos amigos queridos que partiram desta vida.

 

Hoje de manhã recebi uma ligação da Rel-UITA  para me informar do falecimento de Ricardo Carrere. Ainda comovido, tento redigir estas linhas para me despedir, em meu nome e também de toda a equipe da Secretaria Regional, de um querido amigo e companheiro.

 

Ricardo era técnico florestal formado em 1966 pela Escola de Silvicultura de Maldonado (Uruguai), com estudos posteriores na França na Escola Nacional de Engenheiros de Trabalhos de Águas e Florestas (École Nationale des Ingénieurs de Travaux des Eaux et des Forêts). Anos mais tarde, como aconteceu com tantos uruguaios, a ditadura o fez conhecer a prisão e o exílio, sem que por isso perdesse a sua alegria característica e o seu inabalável otimismo.

 

Em 1996, foi nomeado Coordenador internacional do World Rainforest Movement -WRM- (Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais), cargo que o levou a viajar pelo mundo e que desempenhou até alguns meses atrás. Também integrou o grupo "Guayubira" ONG uruguaia que reúne pessoas e organizações preocupadas com a conservação das florestas nativas e com os impactos socioeconômicos e ambientais do atual modelo de desenvolvimento florestal. Autor de uma dezena de livros e de centenas de artigos, participou de inúmeros fóruns, seminários e debates.

 

Por muitos anos, a Rel-UITA teve o privilégio de contar com a sua colaboração e a XII Conferência Regional Latino-Americana da UITA (Novembro de 2000) aprovou aprofundar a coordenação e aliança com o WRM, acordo referendado e ampliado pela XIII Conferência Regional (Outubro de 2006). Por ocasião do 25º Congresso da UITA (Genebra 2007) Ricardo, em nome do WRM, e Ron Oswald, em nome da UITA, assinaram um acordo de cooperação entre ambas as organizações.

 

Como muitas das nossas organizações filiadas recordarão, com Ricardo compartilhamos diversas frentes de luta, incluindo a monocultura de dendê e a UNILEVER, os transgênicos, a monocultura de eucaliptos e as fábricas de celulose, os agrotóxicos, a defesa da água e assim por diante.

 

A última atividade que compartilhamos foi em junho do ano passado, quando foi formado o Comitê Uruguaio de Solidariedade com o Povo de Honduras.

 

À sua companheira de vida e de sonhos, María Isabel Cárcamo, e ao restante de sua família, enviamos o nosso profundo sentimento de solidariedade.

 

 

Em Montevideu, Enildo Iglesias

Rel-UITA

16 de Agosto de 2011

Enildo Iglesias

 

 

 

 

Foto: Daniel García

 

Volver a Portada

 

 UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 - 902 1048 - Fax 903 0905