Brasil

 

 
 

Oficina

 Estratégica

Internacional

dos Sindicatos

de InBev

“Mais espuma
que emprego”

 

 

 

Carta de São Paulo

  

Nos marcos do chamado “livre comércio”, a classe trabalhadora vive um momento histórico, caracterizado pela superexploração do trabalho assalariado, a insegurança, o desemprego e a exclusão. Com a desculpa da competitividade, companhias como a InBev priorizam a rentabilidade, mesmo em prejuízo dos seus trabalhadores.

 

A concentração da produção em oligopólios globais não só impulsiona uma drástica diminuição dos índices de emprego, como também degrada ao máximo as condições de trabalho. Ao mesmo tempo que se demitem milhares de trabalhadores, transnacionais como a InBev impõem, aos que permanecem empregados, um regime de “trabalho sem fim”; guerra ao “tempo livre” e múltiplas tarefas a um só trabalhador em um ambiente carregado de estresse e de todo o tipo de pressão.

 

Nós, trabalhadoras e trabalhadores de cervejarias em todo o mundo, nos reunimos, em São Paulo, Brasil, para analisar estas mudanças, seus efeitos e elaborar estratégias comuns para defender nossos empregos e melhores condições de vida.

 

No setor cervejeiro há simultaneamente enorme incremento da produção e alta concentração em um grupo restrito de transnacionais que absorvem, quase extinguem, as pequenas e médias empresas nacionais.

 

No entanto, esse crescimento não representou melhor qualidade de vida para os que produzem essa riqueza. Milhares de trabalhadoras e trabalhadores em vários países perderam seus empregos. Neste “encontro” ouvimos o testemunho do companheiro Bozo Perovic, demitido e perseguido em seu país, Montenegro, por sua legítima atividade sindical. Nós nos solidarizamos plenamente com ele e o tornamos símbolo de todos os trabalhadores hostilizados e demitidos pela InBev.

 

Este não é um caso único. Todos os que trabalham na InBev temem pelo não reconhecimento das conquistas e direitos adquiridos em muitos anos de luta. InBev insiste em ignorar os sindicatos como legítimos representantes dos trabalhadores e trabalhadoras, o qual não leva em conta na hora de tomar decisões.

 

InBev tem que reconhecer os sindicatos e adotar mecanismos de negociação permanente, e, assim, entenda que seu crescimento não se constrói a partir do sacrifício e da exclusão dos seus trabalhadores e trabalhadoras.

 

Por tanto, os dirigentes sindicais de 13 países presentes a esta Oficina, anunciam a criação de um Comitê Sindical Intercontinental de Solidariedade, Intercâmbio de Informação, Consulta, Investigação e Comunicação permanentes em defesa dos nossos empregos e diretos.

 

 

14 de novembro de 2005

 

 

13 e 14 de Novembro, 2005
São Paulo, Brasil

  

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905