Brasil – Araraquara

Sección Agrocombustibles

Avança pesquisa acadêmica sobre o setor sucroalcooleiro
A fogueira do etanol

 

Entre os dias 8 e 9 de maio ocorreu na cidade de Araraquara,
São Paulo, a apresentação resumida dos resultados parciais
de uma pesquisa sobre a “Ausência de sustentabilidade do
etanol brasileiro. Subvenções públicas dirigidas ao setor
sucroalcooleiro no Brasil”.

 

 

A iniciativa da pesquisa foi da Federação de Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (FERAESP), da Confederação Nacional de Trabalhadores da Alimentação (CONTAC), da Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA) e da Rel-UITA. O resultado será publicado antes do fim do ano e será apresentado em uma atividade central pelas quatro instituições.

 

A tarefa está sendo realizada por especialistas e pesquisadores de diversas organizações e instituições como a Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), a Universidade de Campinas (UNICAMP) e a Universidade de Araraquara (UNIARA), as três universidades mais importantes do estado de São Paulo.

 

Durante as duas jornadas de trabalho, foram apresentadas 16 exposições sobre temas como “Impacto do etanol no mercado e as condições de trabalho”, “Concentração fundiária”, “Situação dos trabalhadores da cana-de-açúcar”, “O complexo sucroalcooleiro e o ambiente”, entre outros.

 

As conclusões preliminares da pesquisa permitem antecipar um balanço negativo da monocultura da cana-de-açúcar para a produção de etanol, que se expressa em um maior deslocamento da agricultura familiar, na deterioração da qualidade do trabalho, das remunerações e das condições de trabalho dos trabalhadores da cana-de-açúcar e dos trabalhadores da própria indústria, com graves conseqüências para o ambiente e em uma crise sem precedentes da segurança e da soberania alimentar. Além disso, estima-se que a situação se agravará como conseqüência da demanda crescente do biocombustível a nível global.

 

O encontro contou com a presença de Juliano de Carvalho Filho, da ABRA; Elio Neves, presidente da FERAESP e Gerardo Iglesias, secretário regional da Rel-UITA.

Em Araraquara, Carlos Amorín
Rel-UITA
12 de maio de 2008

 

 

 

 

Galería Fotográfica

 

 

Volver a Portada

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905