Brasil

Sección Agrocombustibles

Trabalhadores carregam
seqüelas de escravidão

 

Dois trabalhadores piauienses, vítimas de trabalho escravo em usinas de cana-de-açúcar em outros estados, foram encaminhados na semana passada à sede da FETAG/PI para buscar auxílio jurídico. Um deles, Manoel José Gomes, está impossibilitado de trabalhar por conta de problemas físicos. Já Cícero Júnior da Silva está com 90% da visão comprometida. Os dois apresentam seqüelas das atividades a que eram submetidos nos estados do Pará e Goiás, respectivamente.

 

  

De acordo com o secretário de assalariados da Fetag/PI, Anfrísio de Moura, não há dúvidas de que os dois casos são de trabalho escravo e revelam a exploração e a falta de compromisso das empresas com os trabalhadores. "Pretendemos entrar na Justiça para que não se tornem casos impunes, para que essas pessoas possam ser indenizadas por danos morais e receber seus direitos trabalhistas".

 

O presidente da federação, Evandro Luz, disse que já tomou providências com relação aos dois trabalhadores. "Nós já fomos ao Ministério do Trabalho, estamos levando também ao INSS para ver a questão do auxílio acidente e estamos ingressando com uma ação na Justiça para indenização por danos da própria empresa".

 

Manoel José Gomes, de 28 anos, que reside no município de Nossa Senhora dos Remédios, viajou para o estado do Pará em abril de 2005 em busca de emprego. Chegando lá, foi contratado pela empresa Pagrisa, que assinou sua carteira de trabalho e passou a remunerá-lo com um salário mínimo. Um laudo médico revela hoje a impossibilidade de ele voltar a trabalhar, e diz que ele "necessita ficar afastado definitivamente de sua função".

 

O piauiense conta que até hoje nunca teve férias e que trabalhava a semana inteira, sem direito à folga, inclusive nos feriados. E foi na noite de um feriado que um trator ficou por duas horas sobre seu corpo. "O carro estava com defeito nos faróis e no freio e tombou sobre um monte de barro que havia no terreno. O veículo virou e ficou por cima de mim". Somente duas horas depois ele foi resgatado e levado ao médico, onde realizou uma cirurgia na bacia. Para que ele fosse retirado, um cano teve de ser quebrado. O prejuízo foi descontado do salário do trabalhador.

 

Cícero Junior da Silva, da cidade de São João da Varjota, passou mais de um ano trabalhando para a empresa MB Ltda., no estado de Goiás. Em fevereiro de 2007, ele foi para São Paulo, onde foi contratado para ser cortador de cana. No mês de maio, ele sentiu que estava com algum problema na visão e procurou o médico da empresa.

 

"O médico me deu um encaminhamento imediatamente para um especialista na área de retina. O especialista tinha convênio com a usina e viu que meu caso era grave. Ele me deu um relatório dizendo que eu tinha que passar alguns dias em casa, que tinha que procurar outro especialista". Depois disso, segundo Cícero, a empresa forneceu um atestado e ele se dirigiu ao INSS, mas teve o pedido de afastamento recusado.

 

"Aí eu voltei e o médico falou:

 

- ¿Nós vamos dar o tratamento, mas você vai ficar sem ganhar?

 

-Aí eu falei: ¿Doutor, mas como é que eu vou viver aqui? Eu tenho que comer, pagar luz, água, aluguel, como eu vou viver aqui?

 

-O médico disse: ¿Eu não posso fazer nada?

 

Anfrísio de Moura diz que esses são apenas dois casos de muitos que acontecem no Brasil. Muitas vezes, a pressão psicológica exercida pelas empresas sobre os trabalhadores acaba impedindo-os de denunciar. "Os casos são muitos, mas as pessoas que têm coragem de denunciar são poucas".

 

 

FETAG/PI / CONTAG

24 de junho de 2008

  

 

Ilustração: Tunda Prada | Rel-UITA

 

Volver a Portada

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905