Brasil

Multinacionais dos agrotóxicos

resistem a medidas de controle

de uso dessas substâncias

 

 

Apesar dos efeitos nocivos ao meio ambiente, à saúde dos trabalhadores que os manipulam e de todos nós que os consumimos por meio dos alimentos, os agrotóxicos ainda continuam sendo usados em larga escala, principalmente no agronegócio.

 

Somente no ano passado, o mercado mundial de agrotóxicos teve um lucro líquido de 40 bilhões de dólares. A produção dessas substâncias está concentrada em nove multinacionais, que controlam 90% da produção.

 

Os dados foram apresentados por Letícia Rodrigues, gerente de avaliação toxicológica da Anvisa, durante o III Seminário Nacional Sobre Agrotóxicos, Saúde e Sociedade, que se realizou em Brasília. Letícia chamou a atenção para o fato de que somente 65 dos 191 países do Globo (reconhecidos pela ONU) são mais ricos do que o mercado de agrotóxicos. “Com esse poder econômico superior ao de muitos países, essas empresas contribuem com campanhas e elegem representantes no Executivo e no Legislativo que defendem seus interesses e dificultam qualquer iniciativa de controle no uso dessas substâncias”.

 

O Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo. A cultura de soja é a que mais emprega esses produtos, seguida pelo milho, cana e algodão. Em 2008, o mercado brasileiro consumiu 673.862 toneladas desses produtos. Cláudia Schimitt, professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), informou que as lavouras de transgênicos, ao contrário do que as empresas propagavam, aumentaram o consumo dos agrotóxicos.

 

Maiores empresas produtoras de agrotóxicos

 

Syngenta

Bayer

Monsanto

BASF

Dow  

DuPont

Nufarm

 

Quanto lucraram em 2008: 40 bilhões de dólares

 

Equipamento de proteção individual não elimina riscos de intoxicação

 

Popularmente conhecidos como “defensivos agrícolas”, “veneno”, “remédio” e outras nomenclaturas empregadas de acordo com a região, os agrotóxicos podem provocar intoxicação agudas (aquelas que surgem rapidamente) e subagudas (que aparecem aos poucos). Os principais sintomas são dor de cabeça, dor de estômago e sonolência.

Médicos especializados em saúde do trabalhador afirmam que o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI) não impedem o risco de contaminação, e chamaram a atenção para o fato de que a manipulação de agrotóxicos tem causado mortes, abortos, má-formação fetal, câncer, doenças de pele e até depressão com suicídio.

Biodiversidadla

16 de julho de 2009

 

 

 

artículos relacionados 

24-6-2009   Argentina
Foro divulga informe sobre uso del glifosato en zonas urbanas de Buenos Aires
El uso de herbicidas no es exclusivo de las áreas rurales 
 
Adital

4-6-2009   Uruguay
Apicultores realizan movilización contra uso indiscriminado de agrotóxicos
Se concentrarán frente al Ministerio de Ganadería Agricultura y Pesca

2-6-2009   Uruguay
Agrotóxicos como factor de riesgo para el desarrollo de cáncer
El gobierno uruguayo lanzó el pasado 12 de mayo el "Plan Estratégico 2005-2010" del Programa Nacional de Control del Cáncer 
RAP-AL Uruguay

 

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905