Brasil

 

Ação na Justiça contra a Corn Products

  

 

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria e Alimentação vai entrar com umaação na Justiça contra a Corn Products do Brasil, que produz derivados demilho. A empresa teria contaminado o solo e o lençol freático com hexano, uma substância química usada na produção de óleo de milho, em Mogi-Guaçu (a 172 km de São Paulo).

Na verdade, a própria empresa fez a denúncia em 2005. A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) confirmou a contaminação na época, só que agora, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria e Alimentação quer que todos os 600 funcionários passem por exames médicos.


Além disso, vão pedir uma indenização pelos possíveis danos causados. Tudo isso estará em uma ação que o sindicato deve mover contra a empresa até o fim deste mês.

O gerente da Cetesb de Pirassununga (a 213 km de SP) , que atende Mogi-Guaçu, Edy Augusto de Oliveira, informou que na época da denúncia fez uma advertência à empresa e que agora aguarda um laudo de análise de risco, que, entre outras coisas, avalia a saúde dos trabalhadores. Esse estudo é feito pela própria empresa e a previsão da Cetesb é de que ele seja entregue em um mês.

A assessoria de imprensa da Corn Products do Brasil informou que todas as solicitações da Cetesb foram cumpridas, como medições periódicas e avaliação do solo. E que, segundo eles, não existe nenhum risco à saúde.

 

UOL

27 de março de 2007


NdE:  Nota remitida por nuestro consultor en Brasil, Roberto Ruiz

 


Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905