Brasil

 

O Incra mapeia estrangeiros
com propriedades no Brasil

 

O Instituto Nacional de Colonização e de Reforma Agrária (Incra) no Brasil constatou por meio de estudos que, além da Amazônia, grandes extensões de terra nos estados brasileiros estão de posse de estrangeiros. Só no estado de Mato Grosso –onde foi constatado o maior número de casos- 750 mil hectares estão em mãos dessas pessoas.

 

Em São Paulo, o número de fazendas em nome de estrangeiros é superior a 11 mil. Preocupado com a cobiça das empresas e dos compradores de outros países de terras brasileiras, o Incra espera um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU).

 

A AGU monitorará este tipo de ação no Brasil, fixando limites para a aquisição de terras por estrangeiros e controlando a ação das empresas internacionais que se associam a empresas locais. No Brasil, a compra de terras por estrangeiros está prevista na Lei 5.709/71, mas, com o novo parecer, a AGU pretende limitar este tipo de atividade.

 

55 por cento das propriedades registradas em nome de estrangeiros no Brasil estão na Amazônia. O número é superior a três milhões de hectares. Para a Comissão Pastoral da Terra (CPT) a situação é preocupante, pois, junto com o interesse por terras, os estrangeiros trazem a plantação de cana-de-açúcar e soja. Atividades baseadas em monoculturas e responsáveis pelo aumento do trabalho escravo no Brasil.

 

Radio Agência Noticias do Planalto

25 de junho de 2008

 

 FOTO: madrimasd.org

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905