Brasil

Enviar este artículo por Correo Electrónico

 

 

 

CÓDIGO FLORESTAL│AGRONEGÓCIO

A Ganância

pelo Lucro

x Meio Ambiente

 

 

Nesses últimos meses, a Câmara dos Deputados viveu um verdadeiro bombardeio, estando de um lado os defensores da natureza, e do outro, os comprometidos com os capitalistas gananciosos, que só visam o lucro sem se importar com as consequências.

 

Os discursos foram os mais variados e contraditórios possíveis, com muitos disfarces, até mesmo com afirmações de que: punir quem desmatou ilegalmente, e estabelecer critérios para preservação das matas nas margens dos rios, com recomposição, seria comprometer o desenvolvimento do país. Como se para alcançar o desenvolvimento fosse preciso destruir a natureza!

 

Um ponto muito debatido chamou a atenção: a questão de os estados e municípios terem, ou não, legitimidade para legislar sobre o meio ambiente.

 

O Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e irá para o Senado, mas não vimos nenhuma mobilização dos poderes Executivo e Legislativo dos estados e municípios, na Câmara Federal.

 

Esperamos que venha a ocorrer no Senado um interesse maior, principalmente dos municípios, de se reivindicar o direito de decidir sobre o meio ambiente.

 

Nós, que residimos na cidade de Limeira, tivemos a decepção de ver a Lei, que proibia as queimadas de cana, ser “derrubada” por uma liminar, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), sob a alegação de falta de legitimidade do município para fazer uma lei ambiental.

 

Hoje, em pleno século XXI, continuamos convivendo com as queimadas, principalmente nos canaviais, que devastam a natureza, poluem o ar, prejudicam a saúde das pessoas, com as fuligens e deixam a cidade suja, aumentando o consumo de água.

 

Sempre defendi e continuarei defendendo a descentralização do poder, pois entendo que quanto mais próximo da população, maior será a possibilidade do governante tomar as decisões acertadas, que serão melhor fiscalizadas.

 

Vale ressaltar aqui que a estrutura fiscalizadora, em nosso país, deixa muito a desejar, exceto no setor de arrecadação! (neste, é quase perfeita).

 

Convido toda a população para, juntos, defendermos leis que garantam o desenvolvimento sustentável, com a preservação da natureza, tendo em vista uma boa qualidade de vida para todos.

 

 

 

Em Limeira, Artur Bueno de Camargo

Rel-UITA

23 de junho de 2011

 

 

 

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905