Brasil

Jovens agricultores do Maranhão

recebem posse da terra

 

A cerimônia de entrega de títulos de posse da terra a jovens do Maranhão selou o resgate de uma antiga dívida social do governo brasileiro. A solenidade aconteceu pela ação do Terra Negra Brasil, um projeto integrante do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Os documentos foram entregues ao grupo formado por 25 membros do Clube de Jovens Juventude Caminho Aberto e de comunidades quilombolas de São Sebastião dos Pretos, Altamira, Olho D´Água do Raposo e Jamari dos Pretos.

Para o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Maranhão (FETAEMA), Domingos Paz, a transferência dos títulos de imóveis rurais é resultado da luta travada em pro dos jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais e das negociações entre gestores das instituições públicas e dirigentes sindicais.

A comunidade Damásio é um exemplo de comunidade que cria uma significativa oportunidade aos jovens de cultivar a própria terra com liberdade, recuperando o direito de ser cidadão, cerceado historicamente. O presidente da FETAEMA ainda pediu a mobilização de outras comunidades para que também tenham acesso a terra em um país que, segundo o dirigente, “tem terra para pouca gente e miséria para a maioria da população”.

De acordo com o Secretário de Política Agrária e Meio Ambiente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) e representante da entidade no evento, Paulo Caralo, a entrega dos títulos de posse da terra aos jovens agricultores foi uma demonstração de resistência do povo brasileiro e da vontade de produzir na agricultura.


CONTAG

28 de abril de 2006

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905