Brasil

Lula sanciona Lei da Agricultura Familiar

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira (24) o Projeto de Lei de Agricultura Familiar.

 

 

Para a CONTAG, a sanção da lei é um dos grandes avanços do governo Lula. A partir de agora, o agricultor familiar é formalmente reconhecido e as políticas voltadas para a agricultura familiar a integram a Lei Agrícola Brasileira.

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e integrantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag)

 

 

“Todo o processo de negociação que já foi feito com relação à agricultura familiar, hoje será amparado por lei. Não dependerá mais da boa vontade política dos governos”, comemora o presidente da CONTAG, Manoel dos Santos. Programas como o Pronaf e o de Assistência Técnica agora são garantidos por lei. A lei sancionada estabelece diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Rurais.

 

 

Presidente Lula, o ministro do desenvolvimento agrário Guilherme Cassel e o presidente da CONTAG, Manoel José dos Santos

 

 

“Nós terminaremos este ano com a consciência tranqüila de que nós não fizemos tudo que a agricultura familiar precisava, mas que fizemos muito mais do que muita gente esperava neste país”, avaliou o presidente Lula durante a cerimônia. Para o ministro do Desenvolvimento Agrário Guilherme Cassel, a lei certamente irá ‘pegar’. “Essa lei é a coroa. Ela assegura aquilo que a vida já vem fazendo: a luta dos agricultores familiares mais as políticas efetivas de governo”.

 

Luta histórica

 

O presidente da CONTAG, Manoel dos Santos, lembrou que o conteúdo da Lei da Agricultura Familiar foi negociado pelo movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais por mais de 10 anos. “O deputado Assis do Couto resgatou um projeto que foi arquivado por inconstitucionalidade e fez um ótimo trabalho de articulação com parlamentares, governos e movimentos”, avalia Manoel.

 

 

Presidente da CONTAG, Manoel José dos Santos

 

 

Ele ainda destacou o papel das Federações que negociaram com parlamentares nos estados e também em Brasília. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade em todas as comissões por que passou. A aprovação do projeto pelo Senado foi no dia 4 de julho. O projeto agora tem 90 dias para ser regulamentado.

Angélica Córdova
Agência CONTAG
27 de Julho de 2006

 

 

 

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905