Honduras

ÚLTIMO MOMENTO

Novamente, corre sangue

no Bajo Aguán

Assassinaram outro membro do Muca

   
Numerosas Patrulhas da polícia e guardas particulares do produtor de dendê Miguel Facussé atacaram a tiros a fazenda La Aurora, onde milhares de membros do MUCA estão assentados conforme o acordo assinado com o governo.

 Yony Rivas

 

Mais uma vez, corre sangue no Bajo Aguán, onde milhares de famílias camponesas organizadas no Movimento Unificado Camponês de Aguán (MUCA) continuam lutando para que seja respeitado o seu direito à terra e cumprido o convênio assinado em abril passado com o presidente Porfirio Lobo, e com o Instituto Nacional Agrário (INA).
 
A nova vítima, a sétima desde que o MUCA retomou o seu processo de recuperação de terras em dezembro de 2009, é Oscar Yovani Ramírez, um jovem de 17 anos cujo corpo foi encontrado no assentamento da fazenda La Aurora, após o violento ataque.
 
"Às 8:30 da manhã de domingo, 20 de junho, chegaram à fazenda La Aurora, duas patrulhas da polícia com homens armados, alguns deles policiais e outros seguranças de
Miguel Facussé - disse o dirigente do MUCA, Yony Rivas
.
 
Entraram à força na fazenda e começaram a atirar. Assassinaram o jovem
Oscar Yovani Ramírez e detiveram cinco companheiros
1, acusando-os de associação ilícita e porte ilegal de armas.
 
Neste momento, estão detidos no posto policial de Tocoa e o nosso advogado disse que eles foram severamente espancados e torturados", denunciou
Rivas
.
 
Ainda não está clara a dinâmica do assassinato, uma vez que, de acordo com o MUCA, o jovem foi assassinado antes da operação policial e seu corpo foi abandonado na fazenda durante o forte tiroteio, que também deixou vários feridos.
 
Flagrante violação do acordo

 Yony Rivas durante os acordos

 
Em cumprimento ao acordo assinado entre o MUCA e o governo de Porfirio Lobo, mais de 2.500 famílias camponesas foram beneficiadas com os primeiros três mil hectares cultivados com dendê -de um total de 11 mil cultivados e não cultivados- e se concentraram em cinco fazendas, incluindo a fazenda La Aurora.
 

De acordo com o MUCA, este novo ataque e este sangue derramado respondem a uma estratégia do empresário e produtor  de dendê
Miguel Facussé, que tem repetidamente rejeitado e tentado desacreditar publicamente o acordo assinado pelas 24 organizações que compõem o MUCA e o governo.
 
"Estamos responsabilizando o empregador
Miguel Facussé, o presidente Porfirio Lobo e seu ministro de Segurança Óscar Álvarez
, pelo que aconteceu.
 
Esta fazenda –explicou Yony Rivas– faz parte dos 3 mil hectares que já nos foram entregues, e nem a polícia nem os seguranças podem entrar. Muito menos atirando, assassinando e detendo os nossos companheiros com falsas acusações".
 
De acordo com o dirigente camponês, a repressão militar e a contínua perseguição ao MUCA também se devem às pretensões de
Miguel Facussé de querer vender ao Estado de Honduras cerca de 3 mil hectares, a um preço totalmente desproporcional.
 
"Ele quer vender a terra por 13.200 dólares o hectare, o que é um absurdo, já que o preço de mercado por hectare cultivado com dendê oscila entre 4.200 e 4.700 dólares.


É por isso que estamos fazendo um estudo financeiro e agronômico para determinar o verdadeiro valor das terras que nós pagaremos ao Estado ", disse
Rivas.
 
Além disso, grande parte dessas terras são inundáveis, estão abandonadas, cobertas por lagoas, destinadas para as linhas de energia elétrica, e com cerca de 80 mil dendezeiros mortos.
 
"As pessoas estão indignados com este novo derramamento de sangue. Vamos apresentar uma denúncia formal à Procuradoria e já nos comunicamos com o ministro do INA para que se encarregue do assunto.
 
Já são sete companheiros os que tombaram em combate –recordou o dirigente do MUCA– e no Bajo Aguán continuam sendo violados os direitos humanos e o nosso direito à terra e à vida.
 
Governo, Polícia, Exército e latifundiários continuam a violar os nossos direitos. Pedimos a solidariedade nacional e internacional com a nossa luta, relatando o que está acontecendo e pressionando para que sejam cumpridos os acordos assinados.
 
Vamos nos manter aqui, e não existe nenhum motivo que nos faça abandonar a luta para recuperar as nossas terras", concluiu
Yony Rivas
.

 

 

 

Em Manágua, Giorgio Trucchi

Rel-UITA

23 de junho de 2010

 

 

 

 

1 - Jairo Rubén Milla Gutiérrez, Miguel Ángel Ramos Reyes,

     Jaime Noel Ramos Ramírez, José María García e Oscar Daniel Moreno

 

Fotos: Giorgio Trucchi

artículos relacionados

16-6-2010  Honduras - PALMA AFRICANA
Cínico plan desestabilizador en el Bajo Aguán
Despidos masivos en las plantaciones de palma y campaña descalificadora contra el MUCA
 Giorgio Trucchi
19-4-2010  Honduras - PALMA AFRICANA  Versión en ESPAÑOL  Versão PORTUGUÉS
Las bases del MUCA aceptan firmar el Acuerdo
En medio de una amenazante militarización se inicia una nueva etapa de la lucha campesina
La oligarquía hondureña muestra su inconformidad.

 Giorgio Trucchi 

5-4-2010  Honduras - PALMA AFRICANA
Asesinan a otro miembro del MUCA
Conflicto agrario en el Bajo Aguán cobra nueva víctima

 Giorgio Trucchi

 

 más información

 

 

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905