Honduras

 

Nueva Masacre Campesina

Nota de la Rel-UITA enviada a Porfirio Lobo

 

 

Regional Latinoamericana
Unión Internacional de Trabajadores de la Alimentación, Agrícolas, Hoteles, Restaurantes, Tabaco y Afines (Rel-UITA)


   

Comité
Ejecutivo
Latinoamericano:


Presidente
Argentino Geneiro
UTHGRA
Argentina

Vicepresidenta
Neuza Barbosa
CNTA
Brasil

Carolina Llanos
UATRE
Argentina

Héctor Ponce
ATILRA
Argentina

Silvia Villaverde
FAOPCHPYA
Argentina

Alberto Broch
CONTAG
Brasil

Siderlei de Oliveira
CONTAC
Brasil

Luis A. Pedraza
UNAC
Colombia

Guillermo Rivera
SINTRAINAGRO
Colombia

Edwin Ranchos
FESTRAS
Guatemala

Gerardo Iglesias
Secretario Regional

 

Montevidéu, 19 de novembro de 2010
 


Sr. Porfirio Lobo
Casa Presidencial
Tegucigalpa
Honduras

Ref: Novo massacre de camponeses


Nossas considerações


Com profunda indignação, soubemos do massacre que paramilitares a serviço do Sr. Miguel Facussé Barjum, produtor de dendê e presidente da Corporación Dinant, perpetraram contra membros do Movimento Camponês de Aguán (MCA), em 15 de Novembro, em "El Tumbador", no município de Trujillo.


Até o presente momento, sabe-se que cinco pessoas foram assassinadas: Teodoro Acosta, Ignacio Reyes, Raúl Castillo, Ciriaco Muñóz e José Luis Saucedo Pastrana. Noé Pérez está desaparecido e o número de feridos é muito grande, alguns dos quais estão hospitalizados em estado grave.

O ataque mortal foi perpetrado com armas de grosso calibre. Armas de guerra que os grupos paramilitares do Sr. Facussé tranquilamente utilizam em todo o Bajo Aguán para matar a sangue frio.

Sr. Porfirio Lobo, mais uma vez assistimos à dor causada por tantas vidas ceifadas. Homens e mulheres que exigem – em seu pleno direito - acesso à terra e possibilidade de ter uma vida e uma renda dignas, mas, contrariamente a isto, são vítimas de violência extrema.

Vossa Excelência sabe, mas nos cabe lembrar-lhe, que os camponeses estão lutando por terras que lhes foram usurpadas pelos latifundiários sem escrúpulos, que praticam uma política de terror, perseguindo e assassinando diante dos olhares displicentes das autoridades locais e nacionais.

De acordo com dados fornecidos pelo Movimento Camponês de Aguán, já são mais de 20 membros desta organização assassinados em conflitos pela terra.

Além disso, o Movimento Unificado Camponês de Aguán (MUCA)
-com o qual Vossa Excelência assinou um acordo para solucionar o grave conflito iniciado ano passado, e que em sua maior parte não está sendo cumprido- denuncia o assassinato de 16 dos seus membros pelas mãos dos comandos paramilitares ligados aos latifundiários produtores de dendê.

Na região de Bajo Aguán os camponeses estão sendo massacrados e Vossa Excelência e o seu governo são responsáveis perante o seu povo e a comunidade internacional por essa perda constante e vergonhosa de vidas humanas. Uma comunidade internacional para a qual Vossa Excelência pretende vender a idéia de que em Honduras há reconciliação e o povo está em paz.

Excelentíssimo Senhor Porfirio Lobo, a UITA, junto às suas 383 organizações filiadas em 124 países, não deixará de denunciar todos esses fatos, em todos os âmbitos competentes a nível internacional.

Finalmente, urge que Vossa Excelência investigue a fundo os crimes descritos, e que ponha um fim à repressão e à perseguição às organizações sociais, populares, sindicais, camponesas e indígenas.


Sabemos por experiência que, se estes atos não forem condenados e eliminados, a impunidade continuará a incentivar e abrigar situações berrantes como estas, enlutando a sua nação e toda a comunidade internacional.

Atenciosamente,

 

Gerardo Iglesias
Secretário Regional da UITA

 

  

Wilson Ferreira Aldunate 1229 Ofic. 201, Montevideo, Uruguay

Tel: (5982) 29007473 - 29021048 / Fax: 29030905  -  uita@rel-uita.org

 

 

 más información

 

 

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905