Campanha pela Extradição de Manuel Cordero

 
 

 A todas e todos,

Obrigado!

 

 

Companheiras e Companheiros:

 

Cerca do meio-dia do sábado passado, 23 de janeiro, o coronel uruguaio Manuel Cordero Piacentini, responsável por crimes contra a humanidade, tais como sequestros, torturas, estupros e desaparecimentos ocorridos na Argentina e no Uruguai, dentro da chamada Operação Condor, foi entregue pela polícia brasileira à INTERPOL da República Argentina, que o conduziu para Buenos Aires.

 

Agora Cordero deverá responder pelos seus crimes perante a justiça argentina que, sem dúvidas, não só o condenará como também aos demais criminosos, por crimes contra direitos humanos.

 

Isso não teria sido possível sem a participação de você em nossa Campanha Internacional pela Extradição de Manuel Cordero, lançada em outubro de 2008, juntamente com o Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH) do Brasil e outras organizações sociais. A campanha foi iniciada com uma carta aberta, redigida pelo jornalista uruguaio Roger Rodríguez e dirigida aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro, alertando sobre a importância capital do caso que deveriam dirimir.

 

Sua atitude alerta, solidária e comprometida não só deu vida a esta campanha, como também levou o tema para a agenda do movimento sindical e social. Portanto, a responsabilidade dos membros do STF passou a ser observada sob a lupa do mundo.

 

Foram milhares de e-mails chegando aos escritórios dos Ministros do STF. O seu e-mail foi um deles, e fez toda a diferença.

 

Esta carta tem como propósito informar-lhe sobre esta retumbante vitória que alcançamos juntos, demonstrando que o impossível só custa um pouco mais. Porém, acima de tudo, queremos apresentar, do fundo de nosso coração, o nosso mais sincero agradecimento. Você fez a história.

 

Muito obrigado,

 

Gerardo Iglesias

Secretário Regional da UITA

 Jair Krischke

Movimento de Justiça

e Direitos Humanos

 

 

 

 

 

 

 

                                                                            

                           

 

 

 

Más Información

 

Volver a Portada

 

   UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905