Brasil Enviar este artículo por Correo Electrónico

 

 

Grito da Terra 2008

CONTAG discute renegociação

das dívidas agrícolas

 

 

A CONTAG participou de uma reunião no Ministério do Desenvolvimento Agrário na segunda-feira 5 de maio, para tentar fechar uma contraproposta de renegociação de dívidas agrícolas. O governo apresentou uma proposta de renegociação no dia 25 de março, mas, segundo a entidade, ela não atende as necessidades dos agricultores familiares.

Desde então, a CONTAG vem tentando construir um espaço de diálogo para que o pacote  de renegociação seja alterado e traga diferenciação nas regras para a agricultura familiar e a patronal.

 

Para o presidente da CONTAG, Manoel dos Santos, houve um retrocesso na forma como foi desconsiderada esta diferenciação. "Apelamos para que o governo corrija os equívocos apontados, retomando a prioridade para a agricultura familiar, definindo um calendário específico de negociação com os movimentos sociais e recebendo e dando respostas justificadas paras as demandas apresentadas. Trata-se de, legitimamente, encontrar soluções necessárias para o desenvolvimento da agricultura familiar e da reforma agrária", afirma. 

 

A CONTAG já apresentou mês passado uma contraproposta que contempla 3 pontos centrais, entre eles, o estímulo para a liquidação antecipada de todas as dívidas acumuladas da agricultura familiar. Individualizar as operações com aval cruzado e reduzir a amortização mínima para prorrogação de dívidas também estão entre as reivindicações.

Caso não haja acordo, a reivindicação será cobrada na rodada de negociações entre o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e o governo durante o Grito da Terra Brasil 2008.

 

Agência CONTAG
7 de maio de 2008

 

 

 

 

 Más información

 

 

Volver a Portada

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905