Brasil Enviar este artículo por Correo Electrónico

Grito da Terra Brasil 2008

 

Manifestação marca a luta

contra a violência no campo

 

 

 

Trabalhadores e trabalhadoras rurais que estão em Brasília para o Grito da Terra Brasil fizeram uma grande manifestação na tarde de ontem (13) na Praça dos Três Poderes, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Foram colocadas 250 cruzes na frente do prédio do STF, sobre cada uma delas, uma vela simbolizando a violência no meio rural. Três quadros homenagearam figuras que ficaram marcadas pela luta por uma vida mais digna e mais justa no campo: Margarida Maria Alves, Chico Mendes e Dorothy Stang.

 

Margarida Alves foi presidente por 12 anos do STTR de Alagoa Grande (PB) e uma das lideranças mais influentes da região. Ela organizava a agricultura familiar local contra a injustiça e a exploração. Foi brutalmente assassinada em 1983.

 

Chico Mendes foi um dos principais ativistas ambientais brasileiros. Sua intensa luta pela preservação da Amazônia o tornou conhecido internacionalmente. Foi assassinado dentro de sua casa em 1988.

 

A missionária Dorothy Stang, 73 anos, foi assassinada em uma emboscada em 12 de fevereiro de 2006 em Anapu (PA). Ela era uma grande líder da agricultura familiar da região. O fazendeiro acusado de ter praticado o crime, Vitalmiro Bastos Moura, foi absolvido na última semana pela Justiça do estado. Em maio de 2007, ele havia sido condenado a 30 anos de prisão. A CONTAG e várias entidades da sociedade civil publicaram nota de repúdio à decisão da Justiça paraense.

 

Pedro Henrique Barreto
Agência CONTAG
14 de maio de 2008

 

 

 

 

 Más información

 

 

 

Volver a Portada

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905