Brasil Enviar este artículo por Correo Electrónico
 

Grito da Terra Brasil 2009

 

Ministra Dilma recebe lideranças do Grito da Terra Brasil 2009

 

 

 

 

A comissão de negociação do Grito da Terra Brasil (GTB) 2009 será recebida, nesta quarta-feira (27), às 15 horas, no CCBB, pela ministra-chefe da Secretaria da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Roussef, e pelos ministros da Secretaria-Geral, Luiz Dulci, do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e do Meio Ambiente, Carlos Minc. O governo federal vai apresentar nesta audiência resposta à pauta de reivindicações do GTB 2009.

 

Após a audiência no CCBB, os dirigentes da CONTAG e os ministros vão anunciar os resultados das negociações aos cerca de 5 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais acampados na Esplanada dos Ministérios. Os membros da comissão de negociação do GTB 2009 estão negociando, há duas semanas, com o governo federal a pauta de reivindicações, composta por 203 itens. Até o momento, foram realizadas 40 reuniões com 38 órgãos – ministérios, secretarias e autarquias – da Administração Pública federal. A pauta foi entregue ao presidente Lula no dia 29 de abril.

 

Programação

 

As últimas reuniões de negociação estão marcadas para esta quarta-feira, às 9 horas, no Ministério da Fazenda, e às 10 horas, no Supremo Tribunal de Justiça. A pauta de discussão com o secretário executivo Nelson Machado é o descontingenciamento do orçamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e das demais unidades do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os membros da comissão de negociação serão recebidos pelo secretário executivo do STJ Luciano Fuck, para tratar da grande quantidade de processos de desapropriação de terras parados no Supremo .

 

As manifestações do segundo dia de mobilização do GTB 2009 continuam na manhã desta quarta-feira. Os trabalhadores e as trabalhadoras rurais fizeram uma assembleia, às 7 horas, no estacionamento do Estádio Mané Garrincha e estão realizando passeata até a Esplanada dos Ministérios.

 

A programação prevê ato público em frente ao Ministério do Meio Ambiente, às 10h30, e um segundo ato no Ministério da Saúde, às 11h30. Os manifestantes também estarão no Congresso Nacional, para acompanhar a votação da medida provisória que prevê que a merenda escolar seja produzida com produtos da agricultura familiar. 

 

A mobilização deve encerrar-se após a assembleia com os ministros do governo Lula, na Esplanada dos Ministérios, no final da tarde. As delegações que chegaram a Brasília na segunda-feira (25), para participar da 15ª edição do Grito da Terra Brasil, retornam aos seus estados de origem no início da noite.

 

Adriana Mendes
Agência CONTAG

27 de maio de 2009

 

 

 

Más Información

 

Grito da Terra 2009

                

Grito da Terra 2008

 

Volver a Portada

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905