agrotóxicos Enviar este artículo por Correo Electrónico

  Nicaragua

Afectados por el

 en Nicaragua

Nota de CONTAG enviada a la

embajada de Nicaragua en Brasil

  

 

 

 

Brasília, 3 de maio de 2005

 

À Sua Excelência a Senhora

Ez. LIZA TUKLER

Embaixada da Nicarágua no Brasil

BRASÍLIA – DF

 

 

Excelentíssima Senhora Liza Tukler,

 

 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), em primeiro lugar vem informar Vossa Senhoria que está solidária com a luta dos(as) ex-trabalhadores(as) rurais que hoje sobre com as graves e diversas enfermidades que se manifestam, levando muitos deles a morte, em decorrência da alta contaminação do agrotóxico nematicida (NEMAGON), utilizado em seu país nas décadas de 60 e 70 no cultivo da banana.

 

Em segundo, solicitamos a Vossa Senhoria que interceda junto ao Senhor Presidente da Nicarágua na busca de medidas urgente de acolhimento, apoio e socorro das vitimas decorrentes do NEMAGON, para que não sofram mais das privações por que passam e possam sobreviver o resto de seus dias com dignidade e respeito.

 

Certos de Vossa especial atenção para o caso a CONTAG e suas filiadas agradecem e ficam na esperança de ver os vitimados acolhidos da melhor forma possível pelo Governo Nicaragüense.

 

Respeitosamente,

 

 

MANOEL JOSÉ DOS SANTOS

Presidente

DAVID WILKERSON RODRIGUES DE SOUZA

Secretário-Geral

 

 

ALBERTO ERCÍLIO BROCH

Vice-Presidente

 

 

 

La Confederación Nacional de los Trabajadores y Trabajadoras de la Agricultura (CONTAG), es una de las mayores  organizaciones campesinas del mundo. Representa a 25 millones de trabajadoras y trabajadores rurales, organizados en 27 federaciones estaduales y más de 4000 sindicatos.

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905