compañías

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoInBev                              

    Brasil

  

AmBev volta a ganhar mercado,

e corretora prevê lucro forte

 

Analistas da Link dizem que a evolução da companhia,

que não perde mercado desde janeiro, é "impressionante"

 

A AmBev teve crescimento de 0,3 ponto percentual em sua participação no mercado brasileiro de cervejas em agosto, segundo informações divulgadas pela Nielsen. O resultado garantiu à companhia 69,2 por cento de participação no mercado. Como conseqüência, segundo a corretora Link Investimentos, a expectativa é de bons resultados no terceiro trimestre do ano, com "crescimento de vendas maior que o do mercado e forte geração de caixa". A corretora recomenda a compra dos papéis da AmBev.

 

Os analistas qualificam a evolução da participação de mercado da AmBev em 2009 como "impressionante". A empresa não perde espaço desde janeiro deste ano e, nos oito primeiros meses, acumula ganho de 2,2 pontos percentuais.

 

O esperado, de acordo com a corretora, era justamente o oposto. Devido às mudanças fiscais e da Lei Seca, que diminuiu o consumo de cerveja em bares e restaurantes, a expectativa era de estagnação ou perda da participação de mercado da AmBev.

 

Porém, para os analistas, a empresa se adaptou rapidamente ao novo cenário e apresentou inovações nas embalagens, com o lançamento de novas latas e garrafas de 1 litro. "Como nesses casos o preço pago por mililitro de cerveja acaba sendo menor e as pessoas, por conta da crise, estavam buscando forma de economizar, essas embalagens foram um grande sucesso", diz o relatório da Link.

 

O segundo lugar em participação de mercado no mês de agosto ficou com a Schincariol, que apresentou recuo de 0,6 ponto percentual, para 12,1 por cento. Em seguida vieram a cervejaria Petrópolis, com crescimento de 0,3 ponto percentual em sua fatia, chegando a 9,9 por cento, e a Femsa, que registrou queda de 0,1 ponto percentual, para 6,9 por cento.

 

Portal Exame

16 de setembro de 2009

 

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905