compañías

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoInBev                              

    Europa

  

O resistente e maligno gen Brahma

atinge a Europa

 

Três anos atrás escrevíamos sobre a existência de um gen que a cervejaria brasileira Brahma havia transmitido para a AmBev (O “gen Brahma” explica o estilo AmBev). O vírus perdurou na posterior etapa da InBev e, como veremos a seguir, encontra-se no DNA da atual Anheuser-Busch InBev (AB InBev).

 

Faz nove dias que os empregados da AB InBev na Bélgica  bloquearam as cervejarias das cidades de Jupille, Lovaina e Hoegaarden, impedindo a saída dos caminhões. Em conseqüência, já se anuncia que as reservas das marcas da AB InBev, entre outras Jupiter, Stella e Leffe -que no total representam mais de 50 por cento da produção belga de cerveja- encontram-se em um nível crítico em várias cadeias de supermercados.

 

O conflito se originou da pretensão da AB InBev de eliminar 263 postos de trabalho, equivalentes a 10 por cento dos 2.700 registrados na Bélgica. O pretexto é bem conhecido em nossas latitudes: a queda do consumo como conseqüência da crise econômica. Mesmo que o desemprego seja alto no país -20 por cento na região de Bruxelas- o fato é que a Europa está vivendo um dos invernos mais rigorosos das últimas décadas e, no entanto, desde o começo do ano o consumo de cerveja se reduziu apenas 1,9 por cento.

 

Levando em conta os dias de hoje, não existe um critério uniforme entre os juízes que se ocupam do caso. O de Lieja se negou a impor multas aos trabalhadores, enquanto que outro, em Lovaina, ordenou o fim do bloqueio. Por sua vez, a ministra de emprego, Joëlle Milquet, considerou "inaceitável" ver "uma empresa que consegue despedir tão facilmente um número de pessoas apesar de obter benefícios".

 

Levando em consideração a sua origem brasileira, não há frio nem neve que detenha o maligno gen Brahma.

 

 

Em Parque del Plata, Enildo Iglesias

Rel-UITA

19 de janeiro de 2010

Enildo Iglesias

 

 

 

 

Com informaçao de El País.com, España

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905