Brasil

Camil vai economizar no frete
na venda ao Nordeste

 

 

 

Ao exportar do Uruguai para o Nordeste brasileiro, a Camil conseguirá economizar no frete marítimo. O diretor comercial do Instituto Rio-Grandense do Arroz (IRGA), Rubens Silveira, calcula em US$ 40 por tonelada o custo do embarque em Montevidéu capital do Uruguai, até Recife (PE), enquanto o mesmo trajeto a partir de Rio Grande (RS) custaria US$ 80 por tonelada.

 

Além do frete, a exportação do Uruguai tem uma vantagem tributária, já que não desconta o equivalente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), que no Rio Grande do Sul é 12% para o arroz. A uruguaia Saman concorria com a Camil no mercado nordestino. "A estratégia deve ser manter os mercados internacionais conquistados (pela Saman) e seguir operando com o Brasil", analisou Silveira, sobre o anúncio de compra da indústria uruguaia pela companhia brasileira.

 

A Camil lidera o processamento de arroz no Rio Grande do Sul, com 11,8% de participação, seguida pela Josapar (8,2%) e Pirahy. O Estado é o principal produtor nacional de arroz irrigado e tem 263 indústrias. As dez primeiras respondem por 48% do mercado. Da produção de 6,3 milhões de toneladas, entre 4,5 e 5 milhões de toneladas são beneficiadas no Rio Grande do Sul. O restante é usado na produção de semente e vendido em casca.

 

 

Agência Estado
23 de agosto de 2007

 

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905